PS e PSD chegam a acordo quanto a novo aeroporto de Lisboa

| País
Porto Canal

O primeiro-ministro e o ministro das Infraestruturas estiveram esta sexta-feira reunidos com o presidente e vice-presidente do PSD.

O líder do PSD, Luís Montenegro, afiançou, esta sexta-feira, após reunião com o primeiro-ministro, António Costa, que "estão criadas as condições para que o Governo possa avançar” na questão do novo aeroporto.

De acordo com o líder da oposição, "há uma convergência de posições que será agora materializada" sobre a metodologia, aquilo que considera ser o mais importante a retirar desta reunião em S. Bento. Montenegro considera haver condições para que "mais ou menos daqui a um ano se possa tomar uma decisão final relativamente à localização e construção do novo aeroporto de Lisboa".

Quanto à localização, acrescenta Montenegro, será decidida após uma avaliação ambiental estratégica.

António Costa surgiu ao lado de Pedro Nuno Santos, começando por salientar que “era essencial termos um acordo de como chegar a uma solução final (...) é fundamental que exista o maior consenso possível.”

“Os portugueses têm noção da urgência desta matéria. Depois de durante 50 anos ter havido tantas alternativas, tantas dúvidas, todos precisamos de ter a solidez científica e técnica que conforte uma decisão que será sempre política”, afirmou o primeiro-ministro.

Foi também revelado que a decisão de nomear um coordenador-geral a liderar o processo de avaliação ambiental estratégica caberá a António Costa, sendo estudadas mais soluções para lá de Alcochete e Montijo e admitindo que a comissão independente pode sugerir também outras propostas.

"Solução de Santarém vai ser considerada na avaliação", avançou António Costa.

A hipótese de Santarém vai ser considerada no estudo de avaliação estratégica e obras no aeródromo de Cascais para que possa receber jatos privados, uma exigência do PSD.

+ notícias: País

Portugal é o 5.º país da UE com o salário médio mais baixo

Portugal é o 5.º país da União Europeia com o salário médio mais baixo, sendo as áreas da agricultura e pescas e alojamento e restauração os setores onde menos se ganha, de acordo com dados desta terça-feira divulgados pela Pordata.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Segunda-feira é dia de Eurodreams. Eis a chave vencedora

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira.