PS e PSD chegam a acordo quanto a novo aeroporto de Lisboa
Porto Canal
O primeiro-ministro e o ministro das Infraestruturas estiveram esta sexta-feira reunidos com o presidente e vice-presidente do PSD.
O líder do PSD, Luís Montenegro, afiançou, esta sexta-feira, após reunião com o primeiro-ministro, António Costa, que "estão criadas as condições para que o Governo possa avançar” na questão do novo aeroporto.
De acordo com o líder da oposição, "há uma convergência de posições que será agora materializada" sobre a metodologia, aquilo que considera ser o mais importante a retirar desta reunião em S. Bento. Montenegro considera haver condições para que "mais ou menos daqui a um ano se possa tomar uma decisão final relativamente à localização e construção do novo aeroporto de Lisboa".
Quanto à localização, acrescenta Montenegro, será decidida após uma avaliação ambiental estratégica.
António Costa surgiu ao lado de Pedro Nuno Santos, começando por salientar que “era essencial termos um acordo de como chegar a uma solução final (...) é fundamental que exista o maior consenso possível.”
“Os portugueses têm noção da urgência desta matéria. Depois de durante 50 anos ter havido tantas alternativas, tantas dúvidas, todos precisamos de ter a solidez científica e técnica que conforte uma decisão que será sempre política”, afirmou o primeiro-ministro.
Foi também revelado que a decisão de nomear um coordenador-geral a liderar o processo de avaliação ambiental estratégica caberá a António Costa, sendo estudadas mais soluções para lá de Alcochete e Montijo e admitindo que a comissão independente pode sugerir também outras propostas.
"Solução de Santarém vai ser considerada na avaliação", avançou António Costa.
A hipótese de Santarém vai ser considerada no estudo de avaliação estratégica e obras no aeródromo de Cascais para que possa receber jatos privados, uma exigência do PSD.