Quer decidir o local do novo aeroporto? A opinião pública vai ser chamada à discussão

Quer decidir o local do novo aeroporto? A opinião pública vai ser chamada à discussão
| País
Porto Canal

A coordenadora da comissão técnica independente para o novo aeroporto de Lisboa, Rosário Partidário, diz que vai acolher outras soluções, além das cinco apresentadas pelo Governo.

No final dos trabalhos da comissão independente, e depois de aplicados os critérios de viabilidade técnica, a lista de possíveis locais para o novo aeroporto poderá ser ainda mais curta do que a apresentada até agora: Aeroporto Humberto Delgado (principal) e aeroporto do Montijo (complementar); aeroporto do Montijo (principal) e Aeroporto Humberto Delgado (complementar); a construção de um novo aeroporto internacional no Campo de Tiro de Alcochete (CTA); Aeroporto Humberto Delgado (principal) e um aeroporto localizado em Santarém (complementar); a construção de um novo aeroporto internacional localizado em Santarém.

Em entrevista ao jornal Público, Rosário Partidário adianta que está a ser desenvolvido um site que vai incluir um mapa interativo “onde as pessoas vão pôr lá o aviãozinho”, no local que considerarem mais pertinente para a construção da nova estrutura. Todo este processo vai ser sujeito a critérios de viabilidade técnico-científica e garante a coordenadora que serão pelo menos 20 critérios.

Além deste processo de interação com a sociedade civil, a plataforma vai servir igualmente para divulgação de informação sobre todo o processo, “porque é importante parar com toda a agressividade” e, por isso, a nova plataforma vai ser aberta a todos, com vários momentos de interação, explica.

Nova tutela, mesmo caminho?

Depois da triagem a todas as propostas, a coordenadora exclui a hipótese de passarem a existir ainda mais opções do que as cinco apresentadas pelo Governo. Aliás, considera até que terão menos soluções para debater e que, de acordo com o anterior ministro das Infraestruturas - Pedro Nuno Santos – e com o anterior secretário de Estado, essa era uma possibilidade em cima da mesa.

À publicação, Rosário Partidário, admite esperar que o novo ministro siga a mesma linha de conversações que têm acontecido, até agora.

Neste sentido, se alguma das cinco opções apresentadas não cumprir os critérios de viabilidade técnica, a coordenadora é taxativa a dizer que pode ser excluída.

Até meados de fevereiro, pretendem reunir com cerca de 30 entidades, no sentido de recolher perspetivas e preocupações, entre as quais ANA, TAP, Agência Portuguesa do Ambiente e Autoridade Nacional de Aviação Civil, entre outras.

A comissão técnica independente para o novo aeroporto de Lisboa pretende ter esta fase de trabalho concluída no final de março, início de abril, altura em que serão igualmente apresentados os resultados inerentes.

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.