Conselho de Ministros vai aprovar plano de ação do novo aeroporto de Lisboa

Conselho de Ministros vai aprovar plano de ação do novo aeroporto de Lisboa
| Política
Porto Canal

O Governo e o principal partido da oposição chegaram, na passada sexta-feira, a acordo quanto ao futuro do dossier “Novo Aeroporto de Lisboa.” De acordo como o primeiro-ministro António Costa, será constituída uma comissão que irá proceder a um novo estudo sobre a localização da infraestrutura. Em entrevista à 'RTP 3' na noite da passada quinta-feira, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, adiantou que o Conselho de Ministros vai aprovar esta quinta-feira uma resolução com o plano de ação que o Governo acordou com o PSD para o futuro novo aeroporto de Lisboa.

Também nessa mesma reunião será debatida a escolha de um coordenador da Comissão Técnica Independente. Tal como avançou Pedro Nuno Santos na entrevista, a Comissão vai ser dividida em seis equipas que vão produzir seis relatórios que vão desde o ambiente à economia. Além disso, podem também avaliar mais localizações do que as já são conhecidas. Alcochete, Montijo e Santarém são as alternativas mais faladas nos últimos meses e não são descartadas pelo primeiro-ministro.

O ministro das Infraestruturas e da Habitação revelou ainda que a Comissão Técnica Independente será liderada por uma personalidade escolhida pelo primeiro-ministro depois da sugestão de três pessoas: o presidente do Conselho Superior de Obras Públicas, o presidente do Conselho de Reitores das Universidades portuguesas e o presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

 

+ notícias: Política

Marcelo lamenta morte de mulher em inundação e aponta falta de “obras estruturais” em Lisboa

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa lamentou na madrugada desta quinta-feira a morte de uma mulher devido às inundações na região de Lisboa, destacando a necessidade de serem realizadas "obras estruturais" para o escoamento de águas.

Eutanásia: Presidente do parlamento não admite projeto de resolução do PSD para referendo

O presidente da Assembleia da República decidiu esta quarta-feira não admitir a iniciativa do PSD de um referendo sobre a despenalização da eutanásia por "não existirem alterações de circunstâncias" em relação à iniciativa anterior já apresentada sobre a mesma matéria.

Governo aprova regras para uso das 'bodycams' por parte dos polícias

O Governo aprovou esta quarta-feira as regras que definem as situações em que os elementos da PSP e GNR podem usar câmaras portáteis nos uniformes, as chamadas 'bodycams’, instrumento que permite proteger simultaneamente os polícias e os cidadãos.