Conselho de Ministros vai aprovar plano de ação do novo aeroporto de Lisboa

Conselho de Ministros vai aprovar plano de ação do novo aeroporto de Lisboa
| Política
Porto Canal

O Governo e o principal partido da oposição chegaram, na passada sexta-feira, a acordo quanto ao futuro do dossier “Novo Aeroporto de Lisboa.” De acordo como o primeiro-ministro António Costa, será constituída uma comissão que irá proceder a um novo estudo sobre a localização da infraestrutura. Em entrevista à 'RTP 3' na noite da passada quinta-feira, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, adiantou que o Conselho de Ministros vai aprovar esta quinta-feira uma resolução com o plano de ação que o Governo acordou com o PSD para o futuro novo aeroporto de Lisboa.

Também nessa mesma reunião será debatida a escolha de um coordenador da Comissão Técnica Independente. Tal como avançou Pedro Nuno Santos na entrevista, a Comissão vai ser dividida em seis equipas que vão produzir seis relatórios que vão desde o ambiente à economia. Além disso, podem também avaliar mais localizações do que as já são conhecidas. Alcochete, Montijo e Santarém são as alternativas mais faladas nos últimos meses e não são descartadas pelo primeiro-ministro.

O ministro das Infraestruturas e da Habitação revelou ainda que a Comissão Técnica Independente será liderada por uma personalidade escolhida pelo primeiro-ministro depois da sugestão de três pessoas: o presidente do Conselho Superior de Obras Públicas, o presidente do Conselho de Reitores das Universidades portuguesas e o presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

 

+ notícias: Política

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.