Governo quer lançar privatização da TAP ainda este ano

| Norte
Porto Canal

O objetivo do Governo é claro: privatizar a TAP ainda este ano.

E, para isso, o Executivo está a acelerar o processo de venda da companhia aérea em mais de 50%.

Um processo que avança depois do plano de reestruturação, e que, deve estar totalmente finalizado em 2024.

Durante a campanha eleitoral António Costa já tinha dito que havia companhias interessadas em comprar a TAP, e agora, segundo o jornal Expresso estão na corrida à compra a Lufthansa e também o grupo que junta a francesa Air France e a holandesa KLM.

A espanhola Ibéria também mostrou interesse em comprar a TAP, mas, é uma hipótese que deve ser descartada já que seria uma ameaça para o hub em Lisboa.

Para já ainda não há certezas de que percentagem da TAP vai ser privatizada, mas o Expresso, avança que dentro do Governo há quem admita que a companhia aérea portuguesa possa ser vendida quase na totalidade.

Para já é tudo uma incógnita até porque as conversas entre o Governo e as companhias candidatas continuam com muita regularidade e sem data para terminar.

Nada está decidido, mas, neste momento, para o ministro das Infraestruturas Pedro Nuno Santos todos os cenários para a TAP são possíveis e estão a ser estudados.

+ notícias: Norte

Queda de neve vai colocar Porto e Norte sob aviso vermelho

Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar sob aviso vermelho por causa da neve a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Vários concelhos do Norte fecham escolas devido à queda de neve

As escolas de vários concelhos dos distritos de Vila Real, Braga e Viseu vão estar fechadas na sexta-feira, devido ao aviso vermelho para a queda de neve, segundo fontes das autarquias. Além destes também os distritos do Porto e Viana do Castelo vão estar sob aviso vermelho a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Retomada circulação ferroviária na Linha do Minho suspensa após queda de árvore

A circulação ferroviária na Linha do Minho foi retomada às 09h35, depois de ter sido suspensa às 06h40, entre Caminha e Valença, devido à queda de uma árvore, informou a CP – Comboios de Portugal.