Vários concelhos do Norte fecham escolas devido à queda de neve

Vários concelhos do Norte fecham escolas devido à queda de neve
| Norte
Porto Canal com Lusa

As escolas de vários concelhos dos distritos de Vila Real, Braga e Viseu vão estar fechadas na sexta-feira, devido ao aviso vermelho para a queda de neve, segundo fontes das autarquias. Além destes também os distritos do Porto e Viana do Castelo vão estar sob aviso vermelho a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Distrito de Vila Real

A Câmara de Boticas informou que, por prevenção, o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro vai estar encerrado na sexta-feira devido às condições meteorológicas adversas previstas a partir das 00h00 de sexta-feira.

A decisão foi tomada após reunião entre o município de Boticas, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, a direção do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Boticas e a Divisão de Educação e Desenvolvimento Social do Município, e o “principal objetivo” é “salvaguardar a segurança dos alunos”.

Ficou ainda decidido que o dia de aulas será compensado no final do ano letivo, em data a definir.

Em Boticas, as autoridades ainda “apelam à população para que acompanhe as informações oficiais e adote comportamentos de prevenção adequados” às condições meteorológicas.

Também no concelho vizinho de Montalegre, o Agrupamento de Escolas Doutor Bento da Cruz informou que na sexta-feira não há atividades letivas nos seus três estabelecimentos de ensino, pedindo a “compreensão de toda a comunidade educativa face a esta decisão, que visa garantir a segurança de todos”.

Em comunicado, o município de Montalegre adiantou que, nesse dia, não se realizará o transporte escolar para os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Doutor Bento da Cruz, nomeadamente a Escola Secundária Doutor Bento da Cruz, a Escola Secundária do Baixo Barroso, as escolas sásicas de Montalegre, Salto e Cabril, bem como para o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) Montalegre (Cercimont).

A Câmara, através dos serviços municipais de Proteção Civil, invocou “razões de prudência e salvaguarda da segurança dos alunos” porque não se “preveem, à hora habitual da saída dos autocarros, condições de segurança adequadas para a normal circulação viária”.

O município de Mondim de Basto também informou que as escolas públicas do concelho vão estar encerradas na sexta-feira, por prevenção, devido à previsão de queda de neve.

A decisão de encerrar as escolas, divulgada pela autarquia, foi tomada em coordenação com a direção do agrupamento de escolas.

O município lembrou a previsão de forte queda de neve que poderá fazer-se sentir durante o dia de sexta-feira, em diversas zonas do concelho, o “que poderá comprometer a deslocação dos alunos para a escola, bem como o seu regresso a casa”.

Ao final da tarde, foi o município de Ribeira de Pena que, em comunicado, referiu que "considerando o aviso vermelho, devido à previsão de queda de neve e formação de gelo, as escolas estarão encerradas" na sexta-feira.

Distrito de Braga

O município de Fafe recomendou que os alunos residentes nas zonas acima dos 600 metros de altitude não devem ir à escola na sexta-feira, caso se verifique comprometimento das condições de circulação e de segurança rodoviária.

Em nota enviada à Lusa, aquele município do distrito de Braga refere que em causa estão as previsões que apontam para condições atmosféricas adversas, nomeadamente a elevada probabilidade de queda de neve nas zonas mais elevadas do concelho.

O município apela ainda aos encarregados de educação para acompanharem as informações oficiais divulgadas e articuladas com os respetivos estabelecimentos de ensino, através dos canais habituais.

“O Serviço Municipal de Proteção Civil continuará a acompanhar a evolução da situação meteorológica, sendo emitidas novas informações sempre que se justifique”, remata a nota.

Distrito de Viseu

Resende, Cinfães e Castro Daire, do distrito de Viseu, decidiram também encerrar as escolas na sexta-feira, devido à previsão de queda de neve na cota dos 400 a 500 metros de altitude.

“A tempestade Ingrid trará precipitação intensa, vento moderado a forte e queda de neve, nomeadamente entre os dias 23 e 25, a cotas muito baixas, previsivelmente a rondar os 400 a 500 metros de altitude, sendo possível nevar a cotas mais baixas”, indicou a Câmara de Castro Daire.

Os alertas foram publicados nas páginas oficiais das câmaras e nas redes sociais dos municípios de Castro Daire, Resende e Cinfães, no distrito de Viseu, cujos territórios se situam nas serras de Montemuro e da Gralheira.

Tendo em conta que as condições meteorológicas previstas “poderão causar constrangimentos na circulação rodoviária, bem como outros constrangimentos no quotidiano diário da nossa população”, aquelas autarquias decidiram “suspender toda a atividade letiva na sexta-feira”.

O Município de Castro Daire justificou a suspensão das aulas em consonância com o Agrupamento de Escolas de Castro Daire, por “não estarem garantidas as condições do transporte das crianças e jovens em segurança, nomeadamente o seu regresso” a casa, ao final do dia.

Idêntica decisão adotou o executivo municipal de Resende que avisou para o “encerramento das escolas no dia 23 de janeiro [sexta-feira]”, uma vez que o concelho se encontra “sob aviso vermelho, devido à previsão de queda de neve”.

“Prevê-se acumulação significativa de neve acima dos 600/800 metros, sendo que durante as horas mais frias, a neve poderá atingir cotas de 400 metros, com possibilidade de acumulação”, referiu ainda.

Durante a tarde de hoje o executivo da Câmara de Cinfães esteve reunido com os agentes da Proteção Civil e também se decidiu pelo “pelo encerramento das escolas na sexta-feira, por questões de segurança”.

A Câmara Municipal de Cinfães, em articulação com os Agrupamentos de Escolas de Cinfães e de Souselo, a Escola Secundária de Cinfães e a Escola Profissional de Cinfães, informa que todas as escolas do concelho estarão encerradas na sexta-feira”, informou.

A previsão do IPMA

Segundo o IPMA, o aviso vermelho (o mais grave), que se prolonga pelo menos até às 09h00 de sábado, deve-se à possibilidade de queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação da ordem de 20 a 30 centímetros acima dos 800 metros e possível formação de gelo.

O instituto adverte para eventuais perturbações graves na circulação e afetação de alguns abastecimentos locais.

Estes são alguns dos efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal Continental, que vão começar a fazer-se sentir a partir da tarde de hoje, tendo o IPMA emitido vários avisos de chuva, vento, neve e agitação marítima.

+ notícias: Norte

Queda de neve vai colocar Porto e Norte sob aviso vermelho

Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar sob aviso vermelho por causa da neve a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.