Primeiro ministro apresenta medidas para apoiar famílias

| País
Porto Canal

António Costa apresentou esta segunda-feira oito medidas para apoiar de imediato o rendimento das famílias portuguesas.

O pacote aprovado em Conselho de Ministros tem como objetivo responder ao aumento do custo de vida provocado pela aceleração da inflação em Portugal.

A primeira medida anunciada passa pelo pagamento extraordinário de 125 euros a cada "cidadão não pensionista com rendimento até 2.700 euros"

Os pensionistas receberão um "suplemento extraordinário, equivalente a meio mês de pensão".

Será também atribuído um abono de 50 euros por criança/jovem universal para todos os dependentes até aos 24 anos.

De salientar que estes três apoios serão pagos uma única vez em Outubro.

O primeiro-ministro garantiu ainda que foi decidido "limitar a 2% a atualização máxima do valor das rendas das habitações e das rendas comerciais para o próximo ano". Uma solução que, como explicou, "será compensada através da redução do IRS e do IRC dos senhorios".

António Costa informou também que o "Governo decidiu ainda congelar todos os aumentos de preços dos passes de transportes públicos e dos bilhetes da CP durante 2023", assegurando também a "devida compensação a esta empresa e às autoridades de transporte".

Plano do governo para fazer face à subida dos preços atingirá assim os 4000 milhões de euros, dos quais 1600 milhões correspondem a medidas implementadas no primeiro semestre deste ano.

Este conjunto de apoios será explicado mais detalhadamente na terça-feira, pelas 9h30, numa outra conferência de imprensa protagonizada pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, em conjunto com a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.