Em junho, Costa prometeu não mexer na fórmula das pensões. Em setembro, mexeu

Em junho, Costa prometeu não mexer na fórmula das pensões. Em setembro, mexeu
| Política
Porto Canal

Presente no programa televisivo “O Princípio da Incerteza”, da CNN Portugal, o primeiro-ministro afirmou em junho que a fórmula de atualização de pensões prevista desde 2007 deveria continuar a ser cumprida.

Mesmo perante a trajetória ascendente da inflação e do crescimento económico, os dois fatores determinantes para o cálculo da atualização de pensões, António Costa defendeu que “as leis existem para serem cumpridas.”

"Não há a mínima dúvida de que iremos cumprir a fórmula que existe desde a reforma de 2007.” - afirmou o líder socialista, ao mesmo tempo que antecipava um “aumento histórico.”

O Porto Canal sabe que, através da fórmula legal, o valor das atualizações rondaria os 7% e 8%

No anúncio das medidas de apoio às famílias, esta segunda-feira, Costa anunciou, porém, novos números. A atualização das pensões em 2023 será de 4,43% (até 886 euros), 4,07% (entre 886 e 2659 euros) e 3,53 (outras pensões sujeitas a atualização). Esta atualização soma-se à pensão extraordinária de 50% a pagar a todos os pensionistas numa única vez, em outubro deste ano.

Contas feitas, o aumento extraordinário anunciado na noite desta segunda-feira traduz-se, na prática, em manter tudo na mesma.

 

Incerteza paira em relação a 2024

Se em relação a 2022 e 2023 não haverá alterações face ao que estava anteriormente previsto, a incerteza paira em relação aos anos seguintes. Com a alteração da fórmula legal, a que Costa chamou “contrato intergeracional”, o rendimento poderá diminuir para todos os pensionistas caso o governo não anuncie um novo aumento extraordinário.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.