“Os VMOC são os grandes candidatos ao Nobel das Finanças”. José Eduardo Simões critica banca por milhões perdoados ao Sporting

“Os VMOC são os grandes candidatos ao Nobel das Finanças”. José Eduardo Simões critica banca por milhões perdoados ao Sporting
| Desporto
Porto Canal

A SAD do Sporting anunciou, na passada quinta-feira, que concluiu a conversão de 83,57 milhões de VMOC em ações, aumentando o capital social para 150 milhões. Este é mais um avanço no sentido de completar a reestruturação financeira. Contudo, os dados revelados deixam insatisfeito José Eduardo Simões. O antigo presidente da Académica realça que o conjunto verde e branco "vai pagar apenas 17 por cento do que recebeu da banca", o que considera ser uma “simpática prenda de muitos milhões".

Perante este cenário, o antigo dirigente dos estudantes, reforça que “neste grande negócio a banca perde quase 90 por cento do que entregou ao Sporting, o grande beneficiário da operação", defende José Eduardo Simões, em mensagem deixada num artigo de opinião que assina nas páginas do jornal O Jogo.

O ex-líder do clube de Coimbra tece, assim, duras críticas aos gestores bancários. José Eduardo Simões chega mesmo a pedir uma investigação a todo o processo. "Qual o papel dos 'gestores' bancários?".

Partindo da ajuda dada à formação de Alvalade, o ex-presidente da Académica questiona em tom irónico, “Com base no exemplo do Sporting, porque não oferecer 90 por cento de desconto a todas as dívidas bancárias?”, realçando que "não pode haver filhos e enteados" para a banca.

Nesse sentido, José Eduardo Simões salienta que "os VMOC é que são os grandes candidatos ao Nobel das Finanças", atendendo à importância que tiveram no seio do clube leonino e que se afiguraram num autêntico balão de oxigénio para as contas de Alvalade.

José Eduardo Simões confessa ainda ter uma nova nomenclatura para a expressão VMOC. "Valem Mesmo Outro Campeonato", atirou o antigo presidente da Académica de, no comentário ao negócio da reestruturação da dívida do Sporting à banca.

Para que o processo de reestruturação financeira do Sporting fique concluído, a SAD verde e branca precisa ainda de chegar a entendimentos com o Novo Banco. A reestruturação financeira do Sporting, recorde-se, teve o seu começo no ano de 2014.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): João Magalhães destaca-se frente ao Japão

João Magalhães foi o maior destaque de Portugal na vitória frente ao Japão (46-28) que valeu o apuramento para os quartos de final do Mundial de sub-21 de andebol. O ponta esquerda do FC Porto marcou sete golos em tantos remates e recebeu o segundo prémio de MVP na prova, o quarto para jogadores azuis e brancos.

FC Porto (Basquetebol): Max Landis de saída

Max Landis não vai continuar a vestir a camisola azul e branca em 2025/26. Chegado ao Clube em 2019 proveniente da Alemanha, o base norte-americano de 32 anos conquistou uma Taça de Portugal e duas Supertaças em seis temporadas de azul e branco. Dois desses títulos foram arrecadados em 2024/25, época em que se consagrou como o melhor pontuador da Liga com 448 pontos convertidos.

FC Porto (Bilhar): Terceiro lugar no Nacional de bilhar às três tabelas

O FC Porto terminou o campeonato nacional de bilhar às três tabelas em terceiro lugar. Depois de vencerem todos os jogos da fase de grupos da final 8 frente a Sporting (6-2), Benfica (8-0) e A Portuguesa de Leça (8-0), os Dragões saíram derrotados da meia-final contra o Leça FC por 5-3 na sala de bilhar do Ginásio do Sul.