“Os VMOC são os grandes candidatos ao Nobel das Finanças”. José Eduardo Simões critica banca por milhões perdoados ao Sporting

“Os VMOC são os grandes candidatos ao Nobel das Finanças”. José Eduardo Simões critica banca por milhões perdoados ao Sporting
| Desporto
Porto Canal

A SAD do Sporting anunciou, na passada quinta-feira, que concluiu a conversão de 83,57 milhões de VMOC em ações, aumentando o capital social para 150 milhões. Este é mais um avanço no sentido de completar a reestruturação financeira. Contudo, os dados revelados deixam insatisfeito José Eduardo Simões. O antigo presidente da Académica realça que o conjunto verde e branco "vai pagar apenas 17 por cento do que recebeu da banca", o que considera ser uma “simpática prenda de muitos milhões".

Perante este cenário, o antigo dirigente dos estudantes, reforça que “neste grande negócio a banca perde quase 90 por cento do que entregou ao Sporting, o grande beneficiário da operação", defende José Eduardo Simões, em mensagem deixada num artigo de opinião que assina nas páginas do jornal O Jogo.

O ex-líder do clube de Coimbra tece, assim, duras críticas aos gestores bancários. José Eduardo Simões chega mesmo a pedir uma investigação a todo o processo. "Qual o papel dos 'gestores' bancários?".

Partindo da ajuda dada à formação de Alvalade, o ex-presidente da Académica questiona em tom irónico, “Com base no exemplo do Sporting, porque não oferecer 90 por cento de desconto a todas as dívidas bancárias?”, realçando que "não pode haver filhos e enteados" para a banca.

Nesse sentido, José Eduardo Simões salienta que "os VMOC é que são os grandes candidatos ao Nobel das Finanças", atendendo à importância que tiveram no seio do clube leonino e que se afiguraram num autêntico balão de oxigénio para as contas de Alvalade.

José Eduardo Simões confessa ainda ter uma nova nomenclatura para a expressão VMOC. "Valem Mesmo Outro Campeonato", atirou o antigo presidente da Académica de, no comentário ao negócio da reestruturação da dívida do Sporting à banca.

Para que o processo de reestruturação financeira do Sporting fique concluído, a SAD verde e branca precisa ainda de chegar a entendimentos com o Novo Banco. A reestruturação financeira do Sporting, recorde-se, teve o seu começo no ano de 2014.

+ notícias: Desporto

FC Porto: André Villas-Boas eleito presidente da FC Porto-Futebol, SAD

Acionistas escolheram o Conselho de Administração por unanimidade.

FC Porto: Já é conhecida a data da Supertaça em Aveiro

O FC Porto e Sporting vão disputar o primeiro título de 2024/2025.

FC Porto: Deliberações da reunião do Conselho de Administração

Reunidos em Conselho de Administração pela primeira vez esta terça-feira à tarde, os recém-eleitos Órgãos Sociais da Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD tomaram desde já uma série de deliberações.