Novo Banco rejeitou empréstimo de 2 milhões ao FC Porto durante a pandemia. Agora perdoou 36 ao Sporting

Novo Banco rejeitou empréstimo de 2 milhões ao FC Porto durante a pandemia. Agora perdoou 36 ao Sporting
| Desporto
Porto Canal

A revelação foi feita por Pinto da Costa em entrevista ao Jornal de Notícias, em maio de 2020. Em plena pandemia por COVID-19, o FC Porto pediu ao Novo Banco um empréstimo de dois milhões de euros ao Novo Banco para apoio à tesouraria, pedido que o banco resgatado pelo Estado acabaria por rejeitar. Esta quarta-feira, foi firmado o acordo entre o Sporting e o Novo Banco que resultou num perdão de dívida ao clube de Alvalade na ordem dos 36 milhões de euros.

"No ano passado, o FC Porto pagou 47 milhões de euros de impostos. Grande parte dessa verba estará incluída nos 850 M€ que todos os portugueses deram para viabilizar o Novo Banco. Mesmo assim, fizemos a esse banco um pedido de financiamento de dois milhões de euros, para facilitar o pagamento de ordenados, desde abril, com garantias dadas pela FPF pelo dinheiro que temos a receber das provas da UEFA, mas o Novo Banco recusou. Acabámos por resolver esse problema num banco alemão", referiu o presidente dos Dragões.

Na noite desta quarta-feira, o Sporting comunicou à Comissão de Mercados e Valores Mobiliários a aquisição dos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis que estavam ainda na posse do Novo Banco. Na prática, o negócio resulta num perdão de dívida sem precedentes no futebol português. Os 51,5 milhões em dívida passaram para 14,37, um perdão superior a 36 milhões de euros, que, somado ao perdão concedido pelo Millenium BCP, ascende a mais de 95 milhões.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Desporto

FC Porto: André Villas-Boas eleito presidente da FC Porto-Futebol, SAD

Acionistas escolheram o Conselho de Administração por unanimidade.

FC Porto: Já é conhecida a data da Supertaça em Aveiro

O FC Porto e Sporting vão disputar o primeiro título de 2024/2025.

FC Porto: Deliberações da reunião do Conselho de Administração

Reunidos em Conselho de Administração pela primeira vez esta terça-feira à tarde, os recém-eleitos Órgãos Sociais da Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD tomaram desde já uma série de deliberações.