Feira do Livro prepara homenagem a Ana Luísa Amaral

Feira do Livro prepara homenagem a Ana Luísa Amaral
| Norte
Porto Canal

Ana Luísa Amaral morreu esta sexta-feira, aos 66 anos, vítima de doença prolongada.

A escritora, poetisa e tradutora tinha sido a personalidade escolhida pela organização da Feira do Livro do Porto para prestar homenagem na edição de 2022.

A apresentação da edição de 2022 da Feira do Livro do Porto decorreu no passado dia 29 de julho e contou com a presença de Ana Luísa Amaral, que se juntou ao Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e ao diretor artístico do Museu da Cidade, Nuno Faria.

“Ana Luísa Amaral tem merecido alargada aclamação crítica”, afirmou à data o coordenador da programação da Feira do Livro. “No primeiro fim de semana, de 27 e 28 de agosto, teremos a homenagem a Ana Luísa Amaral, com o descerramento da tília de homenagem às 15 horas do dia 27”, acrescentou Nuno Faria.

Rui Moreira expressou o “enorme prazer em homenagear a minha querida amiga Ana Luísa Amaral” e sublinhou que o município portuense já honrou a autora com a medalha da cidade, em 2016. “Agora ficará ligada a uma das tílias dos jardins do Palácio de Cristal. É a forma de a cidade a homenagear para sempre."

Ana Luísa Amaral, numa curta intervenção, disse sentir-se “honrada por este convite e feliz com esta distinção”. “Eu nasci em Lisboa, cresci em Sintra, vim para o norte e ao início detestei. Mas o Porto, neste momento, é a minha cidade. É a cidade que me acolheu, uma cidade maravilhosa."

Ana Luísa Amaral foi agraciada com o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana, em 2021.

 

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).