Ana Luísa Amaral vai dar nome a uma rua do Porto? Bloco de Esquerda apresenta proposta 

Ana Luísa Amaral vai dar nome a uma rua do Porto? Bloco de Esquerda apresenta proposta 
Foto: Onomatopeia
| Norte
Porto Canal

O Bloco de Esquerda quer dar o nome de Ana Luísa Amaral a uma rua do Porto. Os bloquistas pretendem homenagear a poetisa falecida a 6 de Agosto deste ano, sugerindo medidas de “discriminação positiva” para que mais mulheres sejam representadas.

A proposta foi enviada à autarquia da Invicta e poderá ser apresentada na próxima reunião do executivo. Os bloquistas propõem “mandatar a Comissão Municipal de Toponímia para que “analise e aprecie a proposta de homenagem a Ana Luísa Amaral, com atribuição do respectivo topónimo”, lê-se na proposta à qual o jornal PÚBLICO teve acesso.

Ana Luísa Ribeiro Barata do Amaral nasceu em Lisboa, na Maternidade Alfredo da Costa, a 5 de abril de 1956. Mas foi no Porto, a "sua" cidade, que viveu grande parte da sua vida. Aos nove anos deixou Sintra e deslocou-se para Leça da Palmeira, lugar que adoptou como seu.

Segundo o portal da Universidade do Porto, alma mater da poetisa, a sua infância foi marcada pela leitura de obras de autores anglo-saxónicos, como Walter Scott (1771-1832), Washington Irving (1783-1859), Louisa Alcott (1832-1888) e Enid Blyton (1897-1968).

Recentemente, na sessão de apresentação da Feira do Livro do Porto, evento que a escolheu como personalidade a homeangear na edição de 2022, Ana Luísa Amaral afirmou que, apesar de ter nascido em Lisboa, o Porto era a sua minha cidade: "É a cidade que me acolheu, uma cidade maravilhosa.”

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.