Rui Moreira: “Com o novo Terminal Intermodal de Campanhã estima-se uma redução de 1776 toneladas equivalentes de petróleo por ano”

| Norte
Porto Canal

O Terminal Intermodal de Campanhã entra em funcionamento esta quarta-feira. Com esta a infraestrutura, a Câmara do Porto pretende revolucionar a mobilidade na cidade, retirando a maior parte dos transportes públicos metropolitanos do centro da Invicta. O equipamento permitirá “uma redução de 1776 toneladas equivalentes de petróleo por ano”, defendeu Rui Moreira na inauguração da obra. 

Foi a relembrar o moroso processo, mas com orgulho no caminho traçado que Rui Moreira começou o seu discurso na inauguração do Novo Terminal Intermodal de Campanhã. A obra, que 20 anos depois sai do papel e abre portas, esta quarta-feira, pretende revolucionar a mobilidade na cidade do Porto.

“Há quase 19 anos, no âmbito de uma visita ao Porto do então primeiro-ministro, pedro Santana Lopes, o meu antecessor anunciava a construção de um Terminal intermodal aqui em Campanhã, um projeto que pretendia que fosse estruturante, mas que não passou de uma mera promessa”, começou por dizer o autarca.

Até que a 14 de julho de 2015, numa visita de Pedro Passos Coelho, então primeiro-ministro, no âmbito da celebração do Acordo do Porto, dava-se um importante passo no avanço da obra. Mas para esta poder sair do papel tinham que ser cumpridos alguns requisitos: “Desde logo assegurar áreas contíguas aos terrenos que nos eram disponibilizados pelo Estado e que eram manifestamente insuficientes”.

Agora, passados vários anos desde o início do sonho “é com profundo orgulho” que Rui Moreira assiste à finalização da obra. “Nesta equação entra a freguesia de Campanhã, uma das prioridades da minha política que hoje aqui ganha uma nova âncora, não apenas um terminal, gerador de emprego e de negócios (55 empregos foram criados de imediato), mas também um parque urbano com 5 hectares, com 1600 árvores plantadas”, reiterou o presidente portuense.

Assim, a nova obra é “um ponto agregador de grandes fluxos a nível metropolitano e regional e um polo, ele próprio gerador de novos fluxos”, que tem como propósito central “rever a origem e o término de várias linhas de transporte público rodoviário na cidade do Porto, no sentido de as centralizar num grande hub, concentrador e distribuidor de fluxos”, assegurou Rui Moreira.

Esta estratégia permite libertar o centro urbano da Invicta da circulação de veículos pesados, de passageiros, que têm sufocado esta zona da cidade.

O autarca deixou ainda uma garantia: “Seremos firmes na otimização deste recurso, seremos implacáveis na regulação definitiva do transporte interurbano, regional e internacional na cidade”.

Esta é uma obra de grande importância, uma vez que a nova empreitada tem uma capacidade de mil serviços por dia, servindo cerca de 120 passageiros diários, ou seja, 43 milhões de passageiros por ano, “estimando-se uma redução de 1776 toneladas equivalentes de petróleo por ano”, salientou Rui Moreira.

Operadoras Intermunicipais reorganizadas até 12 de setembro

Ainda assim, apesar do novo espaço, inaugurado esta quarta-feira, as operadoras intermunicipais vão continuar a utilizar os interfaces de menor dimensão, que serão reorganizados até 12 de setembro.

Os oito cais de embarque e os 30 lugares para veículos de operadores estão destinados apenas ao serviço internacional, nacional e interurbano regional. Quem se desloca diariamente dos concelhos limítrofes para estudar ou trabalhar na cidade continuará a usar os restantes interfaces, que serão reorganizados até ao início de setembro.

Os seis pequenos interfaces das linhas intermunicipais e inter-regionais vão continuar a receber os operadores de sempre: Valpi, Pacense, Maré, Gondomarense, Landim, Espírito Santo, Carvalhos e Mondinense, entre outras.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.