Terminal Intermodal de Campanhã vai ser inaugurado esta quarta-feira

| Norte
Porto Canal

O Terminal Intermodal de Campanhã vai ser inaugurado esta quarta-feira.

Com esta nova obra, a Câmara do Porto quer retirar a maior parte dos transportes públicos do centro da cidade.

A luz verde foi dada pelo executivo da camara do Porto e a abertura do Terminal Intermodal de Campanhã obrigou a alteração das rotas do serviço público de transportes.

Pela nova infraestrutura vai passar uma parte significativa do transporte público com origem e destino na cidade.

Mais especificamente, este terminal vai acolher as linhas intermunicipais provenientes de São João da Madeira, de Gondomar, com as linhas de Alto de Barreiros, Gramido, medas e Souto; de Paredes através da linha Sarada; Penafiel, com a linha Sebolido e do Porto, através da própria estação de Campanhã.

Já o Parque das Camélias, na zona da Batalha, vai receber as linhas intermunicipais provenientes de Arouca, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, e Vila Nova de Gaia.

A interface da Casa da Música receberá as linhas intermunicipais da Maia, Matosinhos, Santa Maria da Feira e Vila Nova de Gaia.

Enquanto que a interface do Estádio do Dragão acolhe as linhas intermunicipais de Gondomar, Valongo e Paredes e o terminal do Viso as linhas da Maia.

Já o polo intermodal da Asprela vai receber as linhas de Gondomar, Maia, Trofa, Matosinhos, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Lousada, Santo Tirso, Famalicão, Valongo e Póvoa de Varzim.

A Infraestrutura de Campanhã, onde todas as linhas se vão encontrar, foi projetada pelo arquiteto Nuno Brandão Costa, e vai começar a ser utilizada agora em julho, por motivos estratégicos.

Rui Moreira explica porque preferiu a alteração em julho e não em setembro (menos passageiros, mais facilidade antes de as escolas voltarem a abrir).

Esta quarta-feira, dia 20 de julho, a cidade do Porto vai ingressar assim numa nova era da mobilidade.

O Terminal Intermodal de Campanhã vai contribuir ainda para uma redução significativa dos gases com efeito de estufa no centro do Porto. A estimativa do executivo é que, em cinco anos, a diminuição seja de cerca de 5,2 toneladas de dióxido de carbono.

+ notícias: Norte

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.