TAP vai reforçar rota Porto-São Paulo com mais dois voos semanais diretos

| Economia
Porto Canal

A cidade do Porto vai ter mais duas ligações semanais diretas para São Paulo. Apesar disso, o número de aviões da companhia aérea portuguesa que parte do aeroporto Francisco Sá Carneiro continua a ser uma minoria. Para a presidente executiva da TAP o local estratégico continua a ser o aeroporto de Lisboa, mesmo tendo que lidar com o caos dos cancelamentos vivido nesta altura.

Em declarações aos jornalistas, durante o voo para São Paulo, Christine Ourmières-Widener, avançou ainda que a TAP tem “o compromisso de ligar o Porto a outros destinos como o Rio de Janeiro ou Nova Iorque”.

Apesar disso a presidente executiva da transportadora aérea nacional afirma que o Porto não é prioridade a longo prazo, continuando de olhos postos em Lisboa.

O aeroporto da Portela continua, no entanto, a viver uma situação de caos com atrasos, cancelamentos e longas filas de espera. A previsão era de que a situação viesse a piorar no mês de agosto, mas a CEO da TAP garante agora que “o pico foi atingido no início de julho e que se manterá estável até ao próximo inverno”. Em breve deverão ser agendadas novas reuniões com os vários sindicatos na tentativa de estabilizar o problema da falta de tripulação, avança também a responsável pela companhia.

Ainda quente está também a polémica do novo aeroporto de Lisboa. Para Christine Ourmières-Widener “qualquer decisão do governo será bem-vinda”. Questionada pelo Porto Canal sobre um possível investimento no aeroporto do Porto para colmatar as necessidades da capital, a presidente executiva da TAP diz que não sabe se esse é sequer um cenário em cima da mesa. Apesar disso, afirma que o aeroporto Francisco Sá Carneiro é, de facto, “um dos melhores”.

De recordar que a TAP tem em marcha um plano de restruturação, que segundo a líder da transportadora aérea nacional “foi cumprido nos primeiros seis meses”. Christine Ourmières-Widener aponta 2025 como meta “para que a TAP seja uma companhia economicamente sustentável.

+ notícias: Economia

Consignação do IRS. Instituições receberam mais de 33 milhões de euros em 2023

Os contribuintes consignaram 33,2 milhões de euros de IRS em 2023, superando os 30,5 milhões atribuídos um ano antes, segundo dados do Ministério das Finanças.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.