Indemnização milionária e salário de milhões. Pressão aumenta sobre a presidente executiva da TAP

Indemnização milionária e salário de milhões. Pressão aumenta sobre a presidente executiva da TAP
| País
Porto Canal

Numa altura em que aumenta o tom em torno da polémica que envolve Alexandra Reis, antiga administradora executiva da TAP, recordamos algumas das questões mais controversas que envolvem a Transportadora Aérea Portuguesa. Entre indemnizações avultadas e prémios chorudos, estão os milhões de euros de salários que foram pagos a Christine Ourmières-Widener.

A administração executiva da TAP recebeu cerca de 1,5 milhões de euros em salários no ano de 2021, segundo o Relatório de Governo Societário desse ano. A presidente executiva Christine Ourmières-Widener leva o maior valor, cerca de um terço do total: 504 mil euros anuais. Os outros quatro administradores executivos levaram, cada um, 245 mil euros. Ainda que os valores reflitam um corte de 30% para lidar com o difícil contexto financeiro da empresa, na lista inclui-se ainda Alexandra Reis, a agora secretária de Estado do Tesouro que recebeu uma indemnização de meio milhão de euros. Já enquanto administradora, recebeu 245 mil euros em 2021.

Além do salário, a liderança da TAP teve direito a outros benefícios como seguros de saúde e telemóvel de serviço. A presidente executiva, nascida em França, pode receber até 30 mil euros para subsídio de residência. No total, entre administradores executivos e não executivos, o Conselho Fiscal e Assembleia Geral da TAP pagou, em 2021, quase dois milhões de euros em remunerações.

A polémica que envolveu a BMW

Para além dos salários avultados, a TAP está envolvida noutras polémicas, todas ocorridas este ano. Tal como foi noticiado em outubro deste ano, a TAP contratou, em regime de renting, uma frota de 79 carros da marca BMW que seriam destinados aos administradores da empresa. Mais tarde, a transportadora acabou por voltar atrás na decisão de alugar os veículos, depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter considerado que a TAP tinha “um problema de bom senso”. Nunca foi revelado o valor de indemnização que teve de ser pago à fornecedora do serviço, neste caso, à BMW.

Nomeada diretora sem currículo

Também em outubro, foi noticiado que a TAP contratou para diretora da empresa uma amiga da presidente. Isabel Nicolau ficou responsável pela melhoria contínua e sustentabilidade da companhia aérea portuguesa. A escolha foi contestada não só pela amizade, como também pela alegada falta de currículo. Isabel Nicolau, engenheira civil, foi nomeada para um cargo relacionado com a aviação.

Secretária de Estado recebe Indemnização de meio milhão

Em Fevereiro deste ano Alexandra Reis, a nova secretária de Estado do Tesouro recebeu uma indemnização de 500 mil euros da TAP. A antiga administradora executiva da companhia ganhava 245 mil euros por ano mas foi indemnizada depois de deixar o cargo com dois anos de contrato por cumprir. Passados quatro meses, em junho, a agora secretária de Estado do Tesouro foi nomeada pelo Governo para a presidência da Navegação Aérea de Portugal.
Depois de Fernando Medina e Pedro Nuno Santos, foi a vez de António Costa reagir à polémica. O primeiro-ministro afirmou, esta terça-feira, desconhecer “em absoluto os antecedentes” e pediu esclarecimentos sobre a indemnização atribuída pela TAP à secretária de Estado Alexandra Reis e diz aguardar a “qualificação jurídica” dos factos.

 

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados