Estado arrecada mais 351ME em Maio com certificados de aforro e do tesouro

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jun (Lusa) -- O Estado arrecadou mais 351 milhões de euros em certificados de aforro e do tesouro em maio, segundo o boletim mensal da agência que gere a dívida pública hoje divulgado.

De acordo com os dados do IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, o Estado amealhou 13.647 milhões de euros nos primeiros cinco meses do ano, um aumento de 351 milhões face a abril.

Os dados divulgados indicam que os particulares investiram 208 milhões de euros e amortizaram um milhão de euros em certificados do tesouro em maio, tendo os cofres do Estado arrecadado 2.941 milhões de euros neste instrumento de captação de poupança das famílias no final de maio.

Já quanto aos certificados de aforro, em maio, os portugueses investiram 203 milhões de euros e levantaram 59 milhões, estando aplicado um total de 10.706 milhões de euros neste instrumento.

Face a abril, o saldo dos certificados do tesouro aumentou 206 milhões, enquanto o dos certificados de aforro subiu 145 milhões de euros no mês passado.

Desde o final de 2013, o Estado angariou mais 314 milhões de euros em certificados de aforro e mais 529 milhões de euros em certificados do tesouro.

O Governo tem vindo a tentar captar a poupança das famílias para a dívida pública. Depois de, em agosto de 2012, ter alterado as condições de remuneração dos certificados de aforro, no final de outubro de 2013 lançou os Certificados do Tesouro Poupança Mais, cujas subscrições têm feito aumentar o saldo dos certificados do tesouro.

SYP/ND (IM)// ATR

Lusa/fim.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.