Portuguesa na Polónia acolhe refugiados que fogem da Ucrânia
Porto Canal
A portuguesa, Ana Luís Francisco, vive numa cidade polaca a cerca de 60 quilómetros de Cracóvia e, juntamente com alguns amigos decidiram acolher refugiados que fogem do conflito na Ucrânia. Os enviados especiais do Porto Canal à Polónia estiveram à conversa com Ana Luís Francisco que conta que a "ideia surgiu de forma espontânea", a partir do momento que perceberam que existiam refugiados a fugir com necessidade de serem acolhidos, "imediatamente reagiram", explicou a portuguesa.
Neste momento ajudam 26 pessoas, segundo apurou o Porto Canal. O processo tem várias fases, frisou Ana Luís Francisco, passam por "preparar apartamentos para eles ficarem e até temos várias pessoas que oferecem quartos e bens que já não precisam", o que se torna uma mais valia.
Este grupo de 26 pessoas composto maioritariamente por mulheres e crianças, dado que os homens entre os 18 e 60 anos ficam a defender o seu país juntamente com os militares, retratam a com enorme tristeza a situação complicada que é terem de deixar ficar para trás, em alguns casos, os maridos, os seus bens e casa sem nunca saberem se um dia irão conseguir voltar a reaver tudo isso que estão a perder.