Joe Biden apela à unidade nacional e novo Governo no Iraque

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 19 jun (Lusa) -- O vice-Presidente norte-americano, Joe Biden, realizou quarta-feira uma ronda de chamadas com líderes iraquianos a quem apelou à unidade nacional e constituição de um novo Governo perante a crise desencadeada pelo avanço jihadista no país.

Joe Biden transmitiu a mensagem norte-americana ao primeiro-ministro iraquiano Nuri al Maliki, ao porta-voz do Conselho de Representantes do Iraque, Osama al Nujaifi, e ao presidente da região autónoma do Curdistão iraquiano, Masud Barzani, revelou, em comunicado a Casa Branca.

Os contactos aconteceram no mesmo dia em que o Presidente Barack Obama esteve reunido com os principais líderes republicanos e democratas do Congresso para abordar a situação no Iraque onde o grupo jihadista do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) ameaça chegar à capital, Bagdade.

"Biden sublinhou a necessidade da unidade nacional face à ameaça que representa o EIIL para as comunidades iraquianas, bem como da coordenação dos assuntos de segurança e da formação urgente de um novo Governo", acrescentou a Casa Branca.

No seu telefonema a Al Maliki, o vice-Presidente apelou a uma governação "inclusiva", a promoção da estabilidade e da unidade entre a população e a abordagem das "necessidades legítimas das diversas comunidades iraquianas".

Já Barack Obama comunicou aos líderes das duas câmaras do Congresso não necessitar de autorização para o plano que está a colocar em prática no Iraque, apesar da Casa Branca insistir que continuam abertas todas as opções, inclusivamente ataques aéreos.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.