Moçambique cresce 7,2% este ano e acelera para 10% até 2020

| Mundo
Porto Canal / Agências

Londres, 06 jun (Lusa) - A consultora Business Monitor International (BMI) reviu em alta a previsão de crescimento de Moçambique este ano, de 6,9% para 7,2%, e considera que o crescimento da economia vai chegar aos dois dígitos até 2020.

De acordo com o Relatório das Perspetivas Empresariais, a que a Lusa teve acesso, "os setores dos recursos naturais parecem estar a compensar algum do abrandamento motivado pela diminuição do consumo privado" em Moçambique e por isso os analistas da BMI escrevem que antecipam "que o crescimento vá aumentar para valores de dois dígitos nos anos que faltam até ao início da produção de gás, em 2020".

O documento, que atualiza as perspetivas empresariais de Moçambique, nota, no entanto, que os riscos a esta previsão otimista mantêm-se, nomeadamente no que diz respeito às infraestruturas deficientes: "Não resolver este problema é o maior risco à nossa previsão, principalmente no que diz respeito às estradas e transportes, que são inadequados para levar as riquezas naturais de Moçambique para os mercados internacionais".

Ainda no capítulo dos riscos, para além das condições meteorológicas, que são "um risco sério para uma agricultura baseada essencialmente na economia", os analistas notam ainda que "a situação de segurança é uma grande ameaça ao crescimento económico, às contas externas e às receitas do Governo, uma vez que uma deterioração conduziria provavelmente a uma redução dos fluxos de investimento".

No documento, prevê-se também que a taxa de juro diretora se mantenha nos 8,25% "até ao final do ano" devido à "saudável inflação e a um forte crescimento económico".

MBA // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.