Funcionários da Câmara de Barcelos receberam subsídio de férias sem cortes

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 05 jun (Lusa) - Os funcionários do Município de Barcelos receberam hoje o subsídio de férias de 2014 de acordo com as tabelas atualizadas no âmbito do acórdão do Tribunal Constitucional que chumbou os cortes salariais na função pública, informou fonte camarária.

Em comunicado, a Câmara acrescenta que o executivo municipal tinha já decidido pagar o subsídio de férias neste dia, antes mesmo de ser conhecida a deliberação do Tribunal Constitucional.

"No pagamento deste subsídio, a Câmara Municipal cumpre o acórdão do tribunal, devolvendo aos trabalhadores do Município a verba a que têm direito, sem cortes, sendo que, de hora em diante, os vencimentos serão processados à luz da decisão do Tribunal Constitucional", acrescenta o comunicado.

O tribunal declarou inconstitucionais os cortes salariais na função pública, as reduções nas pensões de sobrevivência e a aplicação de uma contribuição sobre os subsídios de desemprego e doença.

No primeiro caso, a decisão do Tribunal Constitucional tem a ver com o facto dos cortes nos salários serem superiores aos de 2013, uma vez que seriam aplicadas, este ano, a remunerações a partir de 675 euros mensais.

Recorde-se que, quando foi anunciada a suspensão dos subsídios de férias e de Natal aos funcionários públicos, a Câmara de Barcelos imediatamente manifestou vontade de ressarcir os seus trabalhadores em montante igual aos cortes.

No entanto, a Câmara foi legalmente impedida de dar essa compensação aos seus funcionários.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Empresa metalomecânica em Paredes investe 19 milhões para exportar 75% da sua produção

A empresa de metalomecânica Inovocorte, em Paredes, no distrito do Porto, anunciou esta terça-feira um investimento de 19 milhões de euros em tecnologias de ponta, nomeadamente robotização e 'software', para exportar 75% da sua produção em 2030.

Já é conhecido o cartaz do São João de Braga

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai decorrer de 14 a 24 de junho e que terão como foco as rusgas populares.

Festas de São João de Braga arrancam dentro de um mês

Arrancam no próximo dia 14 de junho as festas de São João de Braga.
A edição deste ano conta com 11 dias de programação.
A renovada Avenida da Liberdade, que esteve fechada para obras, vai ser um dos epicentros da festa.