Funcionários da Câmara de Barcelos receberam subsídio de férias sem cortes

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 05 jun (Lusa) - Os funcionários do Município de Barcelos receberam hoje o subsídio de férias de 2014 de acordo com as tabelas atualizadas no âmbito do acórdão do Tribunal Constitucional que chumbou os cortes salariais na função pública, informou fonte camarária.

Em comunicado, a Câmara acrescenta que o executivo municipal tinha já decidido pagar o subsídio de férias neste dia, antes mesmo de ser conhecida a deliberação do Tribunal Constitucional.

"No pagamento deste subsídio, a Câmara Municipal cumpre o acórdão do tribunal, devolvendo aos trabalhadores do Município a verba a que têm direito, sem cortes, sendo que, de hora em diante, os vencimentos serão processados à luz da decisão do Tribunal Constitucional", acrescenta o comunicado.

O tribunal declarou inconstitucionais os cortes salariais na função pública, as reduções nas pensões de sobrevivência e a aplicação de uma contribuição sobre os subsídios de desemprego e doença.

No primeiro caso, a decisão do Tribunal Constitucional tem a ver com o facto dos cortes nos salários serem superiores aos de 2013, uma vez que seriam aplicadas, este ano, a remunerações a partir de 675 euros mensais.

Recorde-se que, quando foi anunciada a suspensão dos subsídios de férias e de Natal aos funcionários públicos, a Câmara de Barcelos imediatamente manifestou vontade de ressarcir os seus trabalhadores em montante igual aos cortes.

No entanto, a Câmara foi legalmente impedida de dar essa compensação aos seus funcionários.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Mau tempo obriga a fechar escolas em municipios de Vila Real, Bragança e Aveiro

A previsão de queda de neve levou a que escolas dos distritos de Vila Real e Bragança estejam fechadas, bem como obrigou à suspensão de transportes escolares de zonas serranas de Arouca, no distrito de Aveiro.

PCP quer Governo a corrigir anúncio da Metro do Porto de metrobus até à Trofa

O PCP acusou a empresa Metro do Porto de anunciar uma obra diferente da prevista no Orçamento de Estado para a Trofa e quer o Governo a corrigir com urgência a situação.

Fazem proposta sexual a idoso e furtam Rolex de oito mil euros. Suspeitos foram detidos em Matosinhos

Uma adolescente de 15 anos, uma mulher de 47 e um homem de 25 anos foram constituídos arguidos por suspeita de furtarem a um idoso um relógio de oito mil euros num estacionamento dum centro comercial em Ovar, anunciou a GNR.