Funcionários da Câmara de Barcelos receberam subsídio de férias sem cortes

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 05 jun (Lusa) - Os funcionários do Município de Barcelos receberam hoje o subsídio de férias de 2014 de acordo com as tabelas atualizadas no âmbito do acórdão do Tribunal Constitucional que chumbou os cortes salariais na função pública, informou fonte camarária.

Em comunicado, a Câmara acrescenta que o executivo municipal tinha já decidido pagar o subsídio de férias neste dia, antes mesmo de ser conhecida a deliberação do Tribunal Constitucional.

"No pagamento deste subsídio, a Câmara Municipal cumpre o acórdão do tribunal, devolvendo aos trabalhadores do Município a verba a que têm direito, sem cortes, sendo que, de hora em diante, os vencimentos serão processados à luz da decisão do Tribunal Constitucional", acrescenta o comunicado.

O tribunal declarou inconstitucionais os cortes salariais na função pública, as reduções nas pensões de sobrevivência e a aplicação de uma contribuição sobre os subsídios de desemprego e doença.

No primeiro caso, a decisão do Tribunal Constitucional tem a ver com o facto dos cortes nos salários serem superiores aos de 2013, uma vez que seriam aplicadas, este ano, a remunerações a partir de 675 euros mensais.

Recorde-se que, quando foi anunciada a suspensão dos subsídios de férias e de Natal aos funcionários públicos, a Câmara de Barcelos imediatamente manifestou vontade de ressarcir os seus trabalhadores em montante igual aos cortes.

No entanto, a Câmara foi legalmente impedida de dar essa compensação aos seus funcionários.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Oposição em Vizela diz que presidente da câmara deve suspender mandato por suspeitas de violência doméstica

O líder da oposição em Vizela considerou que o presidente da autarquia, o socialista Victor Hugo Salgado, deve suspender o mandato por estar alegadamente envolvido num caso de violência doméstica.

Dois feridos graves em atropelamento causado por despiste de ambulância do INEM

Uma Viatura de Emergência Médica e Reanimação (VMER) do INEM despistou-se, na manhã desta quarta-feira, em Espinho, no distrito de Aveiro, e atropelou duas pessoas, provocando quatro feridos, dois em estado grave, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

Universidade de Coimbra confirma segurança do uso de vespa para combater planta invasora

Um estudo liderado pela Universidade de Coimbra confirmou a segurança ecológica do primeiro agente de controlo biológico introduzido em Portugal, uma vespa nativa da Austrália, para combater a planta invasora acácia.