Mais de 100 personalidades dos dois campos políticos convocadas pelo exército

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 23 mai (Lusa) -- O exército da Tailândia anunciou hoje a convocação de mais de uma centena de personalidades dos dois campos políticos que protagonizam a atual crise, iniciada há sete meses no país.

"No total, foram convocadas 114 pessoas, a maior parte antigos políticos do Partido Puea Thai (pró-Thaksin e ex-governo) e do Partido Democrata (oposição)", declarou um porta-voz do exército à televisão.

O chefe do exército tailandês, Prayuth Chan-ocha, autoproclamou-se hoje primeiro-ministro provisório, um dia depois de os militares terem tomado o poder num golpe de Estado.

O Conselho Nacional para a Paz e Ordem, nome oficial da junta militar liderada por Prayuth Chan-ocha, informou em comunicado que o general assumirá as funções administrativas do cargo até que seja encontrado um novo candidato definitivo.

Na quinta-feira, a nova junta militar no poder na Tailândia avisou que bloqueará quaisquer plataformas de redes sociais no país cujo conteúdo considere que incite à violência ou que seja crítico dos seus líderes militares.

Vinte e oito pessoas morreram desde o início da atual crise, no outono passado, na maior parte dos casos devido a tiroteios ou explosão de granadas em Banguecoque, para reprimir manifestações.

FV (ANC) //FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.