Oposição planeia novos protestos contra golpe militar na Tailândia

Oposição planeia novos protestos contra golpe militar na Tailândia
| Mundo
Porto Canal

Os opositores ao golpe de Estado na Tailândia planeiam realizar novos protestos contra a junta militar em Banguecoque, desafiando a proibição e a presença de soldados armados nas ruas.

Os ativistas pretendem realizar uma concentração pacífica no distrito de Ratchaprasong, onde se situam inúmeros centros comerciais, hotéis e lojas de luxo na capital, para exigir a 'devolução' da democracia, disse um dos organizadores à agência Efe.

Os militares mantêm detidos dezenas de intelectuais e antigos líderes políticos, incluindo a ex-primeira-ministra Yingluck Shinawatra, os quais, segundo a lei marcial, podem continuar retidos até sete dias sem que haja acusação.

O Conselho Nacional para a Paz e Ordem, nome oficial da junta militar, derrogou a Constituição e criou um novo Governo formado por generais, o qual pretende levar a cabo reformas políticas e económicas, embora, até ao momento, não tenha definido um prazo para 'devolver' o poder a um Governo civil.

Segundo o chefe do Exército e autoproclamado primeiro-ministro, Prayuth Chan-ocha, o golpe de Estado visa evitar uma escalada de violência entre os manifestantes pró e antigovernamentais que estavam concentrados em diversos pontos da cidade.

O golpe de Estado foi condenado por grande parte da comunidade internacional, incluindo pelos Estados Unidos, que cancelaram um exercício militar bilateral, as visitas de responsáveis que estavam previstas e a ajuda em matéria de defesa à Tailândia.

+ notícias: Mundo

Abriu e bebeu uma cerveja durante o julgamento e acabou condenada por desrespeito

Aconteceu segunda-feira e é um caso insólito que já está a correr mundo. Um juiz optou por dar por terminado um julgamento virtual no Brasil depois de a arguida abrir e começar a beber uma bebida que foi identificada como sendo uma cerveja.

Insólito. Mulher filmada a dormir no compartimento de bagagem de um avião

O caso insólito ocorreu num voo da companhia aérea Southwest Airlines, com sede nos Estados Unidos da América, e o vídeo do momento já soma milhões de visualizações. A mulher foi filmada no interior de um compartimento de bagagem do avião.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.