FMI gostaria de ver Alemanha investir mais

| Mundo
Porto Canal / Agências

Berlim, 19 mai (Lusa) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) gostaria que a Alemanha investisse mais, nomeadamente em infraestruturas, segundo um relatório divulgado hoje e que insiste nas recomendações que a organização tem feito à maior economia europeia.

"A retoma na Alemanha vai intensificar-se e continuará a ser mais acentuada do que no resto da zona euro", considera o FMI nas conclusões de um relatório sobre a Alemanha.

As políticas públicas devem fazer mais "para acelerar o crescimento", o que beneficiaria os parceiros europeus da Alemanha, refere o FMI.

As recomendações feitas pela instituição liderada por Christine Lagarde são idênticas às divulgadas na semana passada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

O governo liderado por Angela Merkel em aliança com os sociais-democratas, que tomou posse no final de 2013, prevê aumentar os investimentos em áreas como as infraestruturas, transportes e educação, essencialmente por pressão dos parceiros de coligação.

Estas decisões são bem-vindas, "mas os montantes são relativamente modestos em comparação com as necessidades", considera o FMI, adiantando que gastar mais 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) por ano seria "viável sem violar as regras orçamentais (europeias)" e teria um efeito benéfico no crescimento da Alemanha e de toda a zona euro.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.