Covid-19: Infetados em lar de freguesia rural de Portalegre passam de seis para 38

| País
Porto Canal com Lusa

Portalegre, 10 dez 2020 (Lusa) - O número de infetados pela covid-19 num lar de idosos de uma freguesia rural do concelho de Portalegre subiu de seis para 38, disse hoje à agência Lusa o presidente da instituição.

"Nesta altura nós temos infetados 29 utentes e nove funcionários", disse o presidente do lar do Centro Social Nossa Senhora da Esperança, Valentim Nunes.

De acordo com o responsável da instituição, cujos primeiros casos foram reportados à Lusa no domingo, encontram-se hospitalizados dois dos 29 utentes infetados.

O lar do Centro Social Nossa Senhora da Esperança de Ribeira de Nisa conta com 33 utentes e cerca de 27 funcionários.

Valentim Nunes adiantou ainda que, após uma reunião que foi efetuada com diversas entidades, o lar vai ser "reforçado" com equipas especializadas para auxiliar os funcionários nas tarefas.

De acordo com o relatório publicado hoje pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), na sua página na Internet, o distrito de Portalegre conta com um total de 30 mortes associadas à covid-19 desde o início da pandemia.

No documento é referido que o distrito regista 612 casos ativos, 883 casos recuperados e 40 pessoas internadas nas unidades hospitalares da região.

A lista de casos ativos é liderada pelo concelho de Portalegre, com 236 casos. Seguem-se Gavião, com 55 casos ativos, Marvão (49), Crato (48), Nisa e Castelo de Vide com 44 casos cada, Alter do Chão (36), Elvas (31), Campo Maior (17), Ponte de Sor (15) e Monforte com 10 casos ativos.

O concelho de Avis apresenta nove casos ativos, Fronteira e Arronches com oito casos ativos cada e o concelho de Sousel não apresenta hoje qualquer caso ativo.

A ULSNA indica que foram feitos até hoje 32.012 testes de diagnóstico no distrito.

Portugal contabiliza pelo menos 5.192 mortos associados à covid-19 em 332.073 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

HYT // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.