Aumento das Exportações portuguesas para a China é "sinal auspicioso" para visita do PR, diz embaixador

| Economia
Porto Canal / Agências

Pequim, 30 abr (Lusa) -- O embaixador de Portugal em Pequim, Jorge Torres-Pereira, considerou hoje o aumento das exportações portuguesas para a China no primeiro trimestre de 2014 "um sinal auspicioso e animador" para a visita do Presidente português, em meados de maio.

"Tudo parece indicar que a tendência é para consolidar a expansão das nossas exportações para a China", disse o diplomata a propósito dos últimos dados chineses sobre o comércio sino-lusófono, divulgados na terça-feira.

No primeiro trimestre deste ano, as exportações portuguesas para a China aumentaram 4,75% em relação a igual período de 2013, para 337,8 milhões de dólares (243,68 milhões de euros), segundo as contas da Administração-geral das Alfandegas Chinesas citadas pelo Forum Macau para Cooperação Económica China- Países de Língua Portuguesa.

Entre os países lusófonos, o Brasil continua a ser o maior parceiro comercial da China, seguido de Angola. Portugal ocupa o terceiro lugar.

Cavaco Silva visitará Xangai, Pequim e Macau de 12 a 18 de maio, na primeira viagem à China de um chefe de Estado português em quase uma década.

As exportações portuguesas para a China têm registado um crescimento de dois dígitos nos últimos anos, mas em 2013 caíram 10%, devido sobretudo à diminuição das vendas de veículos, nomeadamente da Auto-Europa de Palmela, que registaram uma redução de 75%.

AC// FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.