Covid-19: Trump junta-se a lista de líderes infetados desde o início da pandemia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 02 out 2020 (Lusa) -- O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tornou-se hoje o mais recente líder mundial infetado com covid-19 de uma lista que inclui outros dirigentes que desvalorizaram a pandemia, como Jair Bolsonaro ou Boris Johnson.

- Jair Bolsonaro: Entre as personalidades políticas que testaram positivo para o novo coronavírus está o Presidente do Brasil, que anunciou que havia testado positivo em 07 de julho.

O Presidente brasileiro, que sempre minimizou a gravidade da pandemia, não usou máscara em várias ocasiões, embora ainda fosse positivo para o vírus.

- Boris Johnson: Depois de uma semana nos cuidados intensivos e duas semanas de recuperação, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, voltou ao trabalho no final de abril.

- Mikhail Mishustin: O primeiro-ministro russo, de 54 anos, anunciou a 30 de abril que testara positivo para o coronavírus, o que lançou o alarme no Governo e motivou uma proteção especial do Presidente, Vladimir Putin.

- Nuno Gomes Nabiam: O primeiro-ministro da Guiné-Bissau anunciou no final de abril que estava infetado.

- Michel Barnier e David Frost: Diagnosticado em 19 de março, o principal negociador do Brexit na União Europeia retomou os trabalhos em meados de abril e o seu homólogo britânico, David Frost, também foi infetado pelo novo coronavírus.

- Sílvio Berlusconi: O ex-chefe de Governo italiano foi hospitalizado por dez dias no início de setembro.

- Alberto II do Mónaco: O chefe de Estado do principado, de 62 anos, foi em março o primeiro líder mundial a confirmar estar contaminado. Cumpriu uma rigorosa quarentena e superou a doença no último día desse mês.

- Carlos de Inglaterra: O herdeiro da coroa británica, de 71 anos, foi infetado a 25 de março, em pleno pico da pandemia.

- Nikol Pachinian: O primeiro-ministro arménio anunciou em 01 de junho que havia sido infetado.

- Jeanine Añez: A Presidente interina da Bolívia teve um teste positivo e mais de um terço do seu governo foi infetado.

- Alejandro Giammatei: O Presidente da Guatemala anunciou que foi infetado em 18 de setembro.

- Avdullah Hoti: O primeiro-ministro do Kosovo entrou em quarentena no início de agosto.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 34 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

CSR // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.