Autoridades espanholas resgatam terceiro corpo de pescador português após naufrágio

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 17 abr (Lusa) -- As autoridades resgataram um terceiro corpo de um tripulante português do pesqueiro com bandeira portuguesa e armador espanhol "Mar Nosso", que hoje naufragou a 20 milhas a norte de Navia, nas Astúrias.

Fonte da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar (APSHM), sediada na Póvoa de Varzim, afirmou hoje, em declarações aos jornalistas, que permanecem desaparecidos dois pescadores portugueses.

Foram resgatados sete tripulantes com vida - todos os espanhóis (cinco) que seguiam no barco e dois portugueses -- num acidente que causou a morte de, pelo menos, três pescadores do norte de Portugal. Os pescadores são naturais das Caxinas, Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, referiu a mesma fonte.

Os familiares dos pescadores estão, esta tarde, reunidos com o presidente da associação, José Festas, para obter informações sobre o incidente.

Dados da composição da tripulação -- constituída por sete portugueses e cinco galegos - foram confirmados pela cooperativa de armadores de Marin, um município na província galega de Pontevedra, que serve de porto-base para o "Mar Nosso".

Uma porta-voz do Salvamento Marítimo disse à Lusa que a primeira informação sobre o acidente com o "Mar Nosso" foi transmitida por um outro pesqueiro, o "Mar da Galega" que às 13:08 disse ter resgatado sete tripulantes e que um outro navio, o "Kika" resgatou dois corpos.

As operações de busca dos três tripulantes desaparecidos estão a ser coordenadas pelo Centro de Salvamento Marítimo de Gijón com vários navios, incluindo pesqueiros que estão na zona, apoiados por um helicóptero da junta da Galiza.

SYF/JPYG (ASP/JF) // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Requalificada Variante da Encosta em Braga com 7km de extensão

Já estão concluídas as obras de requalificação integral da Variante da Encosta, entre a Avenida João II e a Avenida Alfredo Barros, em Braga, informou, esta segunda-feira, a Câmara Municipal.

Camião que transportava produtos alimentares tomba e condiciona A1 na Feira

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Trabalhador de concessionária morre atropelado por carro na A7

Um homem de 53 anos de idade morreu atropelado por um veículo ligeiro, na tarde desta segunda-feira, na A7, junto à freguesia de Oliveira Santa Maria, em Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave.