Três desaparecidos de naufrágio nas Astúrias são portugueses

Três desaparecidos de naufrágio nas Astúrias são portugueses
| Norte
Porto Canal

Os três pescadores que estão desaparecidos na sequência do naufrágio do pesqueiro de bandeira portuguesa "Mar Nosso", hoje nas Astúrias, são portugueses, indicam as autoridades espanholas.

Segundo María Ramallo, autarca da localidade de Marín, na Galiza, - onde o pesqueiro estava baseado - as autoridades resgataram sete tripulantes com vida, a totalidade da tripulação espanhola (cinco pessoas) e dois portugueses. Também já foram recuperados os corpos de dois pescadores portugueses, as únicas vítimas mortais confirmadas.

Fonte da cooperativa de armadores de Marín tinha confirmado que a tripulação do navio era formada por sete portugueses e cinco espanhóis. Dos sete tripulantes resgatados com vida, quatro estão hospitalizados (dois portugueses e dois espanhóis).

Uma porta-voz do Salvamento Marítimo disse à Lusa que a primeira informação sobre o acidente com o "Mar Nosso" foi transmitida por um outro pesqueiro, o "Mar da Galega" que, às 13:08, disse ter resgatado sete tripulantes e que um outro navio, o "Kika" resgatou dois corpos.

As operações de busca dos três tripulantes desaparecidos estão a ser coordenadas pelo Centro de Salvamento Marítimo de Gijón com vários navios, incluindo pesqueiros que estão na zona, a participar, apoiados por um helicóptero da junta da Galiza.

Um helicóptero do Salvamento Marítimo transportou os cadáveres dos dois tripulantes mortos para Gijón.

O naufrágio do "Mar Nosso" ocorreu ao iniciou da tarde por razões ainda desconhecidas, quando o mar estava em boas condições e horas depois de ter saído do porto de Avilés.

Este foi o segundo naufrágio com um navio de bandeira portuguesa na Astúrias este ano, depois de a 10 março ter naufragado o pesqueiro "Santa Ana", num acidente que causou oito mortos: quatro espanhóis, dois portugueses e dois indonésios.

Na ocasião, sobreviveu apenas um dos nove tripulantes, um espanhol.

+ notícias: Norte

12 pessoas detidas por suspeitas de tráfico de droga em Famalicão

A PSP deteve sete homens e cinco mulheres em Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, por alegado tráfico de estupefacientes, disse esta quarta-feira à Lusa fonte daquela polícia.

Militares da GNR atuavam como porteiro em jogos ilegais na Feira

Dois militares da GNR da Feira vão ser julgados por alegadamente terem colaborado na exploração de jogos de fortuna e azar em estabelecimentos situados naquele concelho do distrito de Aveiro, chegando a desempenhar funções de porteiro e de 'croupier'.

Águas do Douro e Paiva Investe 200 mil euros na renovação do Caudalímetro da ETA de Lever

A Águas do Douro e Paiva investiu cerca de 200 mil euros para substituir o maior caudalímetro da Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Lever, em Vila Nova de Gaia, para evitar perdas de água, foi anunciado, esta quarta-feira.