Magnitude de sismo no Chile revisto em alta de 7,9 para 8,2

| Mundo
Porto Canal / Agências

Santiago do Chile, 02 abr (Lusa) -- O Serviço Nacional de Sismologia do Chile reviu em alta a magnitude do sismo registado, na noite de terça-feira, de 7,9 para 8,2, mantendo-se o alerta de 'tsunami' para as costas do Chile, Peru e Equador.

O Serviço Nacional de Emergência (Onemi) chileno solicitou a evacuação preventiva das zonas costeiras do norte do país, de Arica e Parinacota, onde não tinham sido reportadas vítimas ou danos materiais aproximadamente duas horas depois do abalo.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico emitiu um alerta para o Chile, Equador e Peru, estando ainda sob "vigilância" a Colômbia, Panamá e Costa Rica.

De acordo com a mesma entidade, com sede no Havai, o forte sismo desencadeou ondas de até 2,11 metros de altura na costa chilena.

O abalo, que ocorreu às 20:46 locais (00:46 de quarta-feira em Lisboa) e que teve o seu epicentro a 83 quilómetros a noroeste da cidade de Iquique, na costa norte do país, foi localizado a dez quilómetros de profundidade, de acordo com o Instituto Geológico do Estados Unidos.

O Chile é um dos países com maior atividade sísmica do mundo.

Em fevereiro de 2010, o centro e o sul do Chile foram atingidos por um potente abalo de 8,8 seguido de um tsunami que devastou dezenas de cidades, o qual deixou mais de 500 mortos e danos avaliados em 30 mil milhões de dólares.

Esta zona costeira tem sido atingida por inúmeros abalos nos últimos dias. No domingo, foi registado um sismo com uma magnitude de 6, o qual foi seguido de pelo menos duas réplicas moderadas, indicou o Instituto Geofísico dos Estados Unidos, que monitoriza a atividade sísmica mundial.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.