Decretado estado de catástrofe natural no norte do Chile após forte sismo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Santiago de Chile, 02 abr (Lusa) -- A Presidente do Chile, Michelle Bachelet, decretou hoje estado de catástrofe natural no norte do país, sacudido, na noite de terça-feira, por um sismo de magnitude 8,2 na escala de Richter.

"Decretei estado de catástrofe natural em Arica e Tarapaca", declarou, poucos minutos antes de assinar o decreto no palácio presidencial.

Michelle Bachelet vai deslocar-se, esta quarta-feira, às zonas mais afetadas pelo forte terramoto que causou cinco vítimas mortais, de acordo com o mais recente balanço facultado pelo ministro do Interior.

Ao contrário do que aconteceu aquando do forte terramoto de magnitude 8,8 na escala de Richter, ocorrido há quatro anos, a chefe de Estado tomou imediatamente a decisão de recorrer às forças armadas para salvaguardar a ordem pública e prevenir saques.

À luz da lei chilena, o estado de catástrofe natural é adotado pelo chefe de Estado perante situações de calamidade pública, uma vez que contempla a possibilidade de limitar certas garantias constitucionais, como o direito de reunião ou liberdade de movimentos, e o confisco de bens.

A Presidente chilena, que suspendeu todas as atividades oficiais previstas para o dia de hoje, agradeceu ainda publicamente os telefonemas dos Presidentes do Peru e da Argentina, bem como do embaixador do Brasil "oferecendo toda a ajuda necessária".

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Imagens da NASA mostram a verdadeira paleta de cores dos oceanos

As águas dos nossos oceanos escondem segredos impressionantes e é isso que mostram as imagens mais recentes captadas por um satélite da NASA. Enquanto estamos habituados ao azul predominante dos mares, a verdadeira paleta das águas é muito mais rica e surpreendente.

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.