Imagens da NASA mostram a verdadeira paleta de cores dos oceanos
Porto Canal
As águas dos nossos oceanos escondem segredos impressionantes e é isso que mostram as imagens mais recentes captadas por um satélite da NASA. Enquanto estamos habituados ao azul predominante dos mares, a verdadeira paleta das águas é muito mais rica e surpreendente.
Por meio de imagens captadas de diferentes pontos do planeta, podem ser vistas cores no oceano que nunca seriam associadas aos mesmos. Destacam-se, no caso, os beges e os diversos tons de verde. Para cada caso, a agência espacial americana explica a justificação para as cores incomuns.
No Golfo de Omã, por exemplo, um verde intenso domina a paisagem aquática, resultado da proliferação do fitoplâncton, especialmente notável durante o inverno.
Por outro lado, nas costas da Nova Zelândia, as águas turquesa são o resultado da interação entre sedimentos marinhos e pequenas algas, que servem de alimento para o fitoplâncton.
Uma imagem do sul da China revela tons inesperados de nuvens geladas em roxo, enquanto as nuvens líquidas assumem um tom rosa suave.
Já o mar de Aral, localizado na Ásia Central, exibe uma tonalidade bege que, na verdade, é preocupante. Isto porque a cor é resultado de décadas de exploração agrícola intensiva, ainda no tempo da União Soviética, em que as aguas foram desviadas para cultivo.
No lugar de um dos maiores lagos do mundo, está um espaço escasso que liberta aerossóis contaminados que representam sérios riscos à saúde pública, como explica a NASA.