Covid-19: Recolher obrigatório na Sérvia passa a durar 12 horas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Belgrado, 21 mar 2020 (Lusa) -- A Sérvia anunciou hoje ter alargado o horário do recolher obrigatório, que passa a ser das 17:00 às 05:00, numa medida mais rígida aplicada pelas autoridades para tentar conter no país a pandemia do novo coronavírus.

Em declarações hoje à imprensa, o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, anunciou que o recolher obrigatório passa, então, a durar 12 horas, das 17:00 às 05:00.

Estas medidas são necessárias "para que se possa sobreviver", justificou o responsável, admitindo um alargamento do horário de recolher obrigatório para um total de 24 horas se os cidadãos continuarem a desrespeitar as regras.

Desde quarta-feira e até agora vigorava na Sérvia um recolher obrigatório entre as 20:00 e as 05:00, bem como a interdição da circulação de pessoas com mais de 65 anos durante todo o dia.

Entretanto, na sexta-feira, a Sérvia encerrou todas as passagens fronteiriças terrestres numa nova tentativa para conter a propagação do coronavírus.

A medida começou a ser aplicada a partir das 08:00 locais de sexta-feira (07:00 em Lisboa) e apenas exclui o tráfego de camiões comerciais.

A partir das 12:00 de sexta-feira foi ainda aplicada a proibição do transporte interurbano de autocarros e ferroviário.

O novo coronavírus, classificado pela Organização Mundial de Saúde como pandemia, causou mais de 12 mil mortos em todo o mundo, depois de ter sido identificado pela primeira vez em dezembro de 2019.

Ao todo, já foram detetados mais de 270 mil casos de infeção em 164 países e territórios.

Segundo os dados mais recentes, na Sérvia existem 171 casos e uma morte confirmada.

ANE (PCR) // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

2024 com mais 41 dias de "calor perigoso" devido às alterações climáticas

O ano de 2024 teve até ao momento, a nível mundial, uma média de 41 dias extra de “calor perigoso”, que causaram “um sofrimento implacável", devido às alterações climáticas, de acordo com um estudo científico divulgado esta sexta-feira.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.