Covid-19: Estado brasileiro de São Paulo em quarentena a partir de terça-feira

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Rio de Janeiro, 21 mar 2020 (Lusa) -- O estado de São Paulo decretou hoje quarentena por 15 dias, que começa na terça-feira e vai até ao dia 07 de abril, prevendo o encerramento de todos os serviços que não sejam essenciais, anunciou hoje a imprensa local.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o governador daquele estado decretou hoje quarentena por 15 dias, a contar a partir de terça-feira.

João Dória anunciou que esta medida prevê o encerramento de todo o comércio e serviços não essenciais.

Podem manter-se em funcionamento serviços de saúde, de limpeza, segurança e supermercados.

Também padarias, bares e cafés podem permanecer abertos para "venda de géneros e produtos", bem como "alimentação preparada", indicou o governador ressalvando, porém, que "nenhuma medida aqui anunciada é restritiva ao trabalho das indústrias", uma vez que "não tem atendimento público".

"Saímos do campo da recomendação para determinação", apontou João Dória, citado pelo jornal, falando inclusivamente em "medidas policiais para aglomerações".

O número de casos de contágio de covid-19 no Brasil chegou a um milhar, e há 18 mortos a registar no país, sendo 15 em São Paulo e três no Rio de Janeiro, segundo os dados de hoje das autoridades regionais de saúde.

Na sexta-feira, o Ministério da Saúde brasileiro anunciou 11 mortos e 904 infetados pelo novo coronavírus naquele que é o país mais afetado pela pandemia de covid-19 na América Latina.

De acordo com as secretarias regionais do Brasil, a doença está presente em 26 dos 27 estados do país, depois de hoje ter sido confirmado o primeiro caso no estado do Maranhão.

Apenas o estado de Roraima continua, até agora, sem casos de infeção registados.

Na sexta-feira, o Ministério da Saúde declarou que todo o território nacional está sob o estatuto de transmissão comunitária do novo coronavírus, que é quando há uma maior difusão do vírus e as autoridades de saúde já não conseguem identificar a trajetória de infeção.

Antes de a portaria ser publicada, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, argumentou que a medida seria necessária para impedir decisões descentralizadas por parte de governadores.

Este estado permite às autoridades de todo o país ordenar o isolamento por 14 dias de pessoas que apresentem sintomas da covid-19 e as pessoas com mais de 60 anos, um dos grupos de risco.

O ministro da Saúde disse que a decisão evita igualmente que os estados adotem medidas sanitárias e preventivas que possam prejudicar os estados vizinhos, como o encerramento de carreiras regionais ou a proibição de entrada de pessoas provenientes de outras regiões.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 271 mil pessoas em todo o mundo, das quais pelo menos 11.401 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 164 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos.

 

FM // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sanchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.