Covid-19: Trump anuncia estado de emergência nos EUA

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 13 mar 2020 (Lusa) -- O Presidente dos EUA, Donald Trump, declarou hoje o estado de emergência nacional, para lidar com pandemia do novo coronavírus, libertando cerca de 50 mil milhões de euros num fundo federal para responder ao surto.

"Para libertar todo o poder dos recursos do Governo federal, declaro oficialmente uma emergência nacional", anunciou hoje o Presidente, elogiando o esforço que está a ser feito pelo Departamento de Saúde norte-americano.

Trump tem sido acusado de ter inicialmente minimizado a gravidade da crise global de saúde, mas procurou hoje dar um "sinal de determinação" no combate à propagação do novo coronavírus, com uma série de medidas de emergência.

Trump disse que também dá às autoridades de emergência sob controlo do secretário de Saúde e Serviços Humanos, Alex Azar, autorização para renunciar aos regulamentos e leis federais para dar aos médicos e hospitais flexibilidade no tratamento de doentes.

RJP // EL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.