Politécnico do Porto assina protocolo de colaboração com universidade chinesa
Porto Canal / Agências
Porto, 20 mar (Lusa) -- O Instituto Politécnico do Porto assinou hoje um acordo de colaboração com a Universidade de Zhengzhou, na China, assente na mobilidade de alunos e professores e cooperação na investigação, anunciou à Lusa a presidente da instituição, Rosário Gambôa.
A responsável frisou que, numa fase inicial, vão concentrar a "partilha de conhecimentos" nas áreas da saúde, engenharia, gestão e artes.
O protocolo vai permitir o intercâmbio entre estudantes e professores das duas academias e a cooperação, partilha e trabalho conjunto em projetos de investigação, explicou.
"Vamos colaborar na partilha de redes e parceiros de investigação e apostar na tecnologia, a nível académico e cultural", disse Rosário Gambôa.
E "este protocolo vai permitir-nos o desenvolvimento curricular de diferentes cursos", acrescentou.
Rosário Gambôa realçou ainda que a Universidade de Zhengzhou vai colaborar na difusão da língua e cultura portuguesa, assim como o Instituto Politécnico do Porto vai divulgar a cultura chinesa.
"A presença de Portugal e de uma instituição de ensino superior no Oriente é hoje fundamental, porque vivemos num mundo global e a partilha de conhecimentos não conhece fronteiras", destacou.
Na opinião da dirigente, as instituições de ensino têm hoje uma missão "importantíssima" na construção do desenvolvimento dos seus países, devendo ser embaixadoras culturais, científicas e económicas.
Rosário Gambôa salientou que a Universidade de Zhengzhou é uma das "mais prestigiadas" a nível internacional e uma das maiores da China em termos de dimensão e número de alunos.
Os responsáveis do Instituto Politécnico do Porto encontram-se na China, acompanhados por empresários e autarcas da região do Tâmega e Sousa, representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, do Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Associação Empresarial de Portugal.
Rosário Gambôa afirmou que esta visita tem por objetivo potenciar negócios entres os dois países.
A comitiva portuguesa inaugurou hoje em Zhengzhou, capital da província chinesa de Henan, no centro do país, a "Casa de Portugal" que inclui um espaço para exposição de produtos portugueses, nomeadamente vinho, calçado e têxteis.
Tratou-se de uma iniciativa da Liga dos Chineses em Portugal, em colaboração com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa.
SYF // JAP
Lusa/Fim