Politécnico do Porto assina protocolo de colaboração com universidade chinesa

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 20 mar (Lusa) -- O Instituto Politécnico do Porto assinou hoje um acordo de colaboração com a Universidade de Zhengzhou, na China, assente na mobilidade de alunos e professores e cooperação na investigação, anunciou à Lusa a presidente da instituição, Rosário Gambôa.

A responsável frisou que, numa fase inicial, vão concentrar a "partilha de conhecimentos" nas áreas da saúde, engenharia, gestão e artes.

O protocolo vai permitir o intercâmbio entre estudantes e professores das duas academias e a cooperação, partilha e trabalho conjunto em projetos de investigação, explicou.

"Vamos colaborar na partilha de redes e parceiros de investigação e apostar na tecnologia, a nível académico e cultural", disse Rosário Gambôa.

E "este protocolo vai permitir-nos o desenvolvimento curricular de diferentes cursos", acrescentou.

Rosário Gambôa realçou ainda que a Universidade de Zhengzhou vai colaborar na difusão da língua e cultura portuguesa, assim como o Instituto Politécnico do Porto vai divulgar a cultura chinesa.

"A presença de Portugal e de uma instituição de ensino superior no Oriente é hoje fundamental, porque vivemos num mundo global e a partilha de conhecimentos não conhece fronteiras", destacou.

Na opinião da dirigente, as instituições de ensino têm hoje uma missão "importantíssima" na construção do desenvolvimento dos seus países, devendo ser embaixadoras culturais, científicas e económicas.

Rosário Gambôa salientou que a Universidade de Zhengzhou é uma das "mais prestigiadas" a nível internacional e uma das maiores da China em termos de dimensão e número de alunos.

Os responsáveis do Instituto Politécnico do Porto encontram-se na China, acompanhados por empresários e autarcas da região do Tâmega e Sousa, representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, do Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Associação Empresarial de Portugal.

Rosário Gambôa afirmou que esta visita tem por objetivo potenciar negócios entres os dois países.

A comitiva portuguesa inaugurou hoje em Zhengzhou, capital da província chinesa de Henan, no centro do país, a "Casa de Portugal" que inclui um espaço para exposição de produtos portugueses, nomeadamente vinho, calçado e têxteis.

Tratou-se de uma iniciativa da Liga dos Chineses em Portugal, em colaboração com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa.

SYF // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Incêndio em habitação provoca dois feridos em Gondomar

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Atualização do estado das vítimas do incêndio em Rio Tinto

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, um deles em estado grave, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma vítima encarcerada.