Polícia Marítima do Douro averigua embarcação turística que fez descargas no rio

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Polícia Marítima do Douro está a "averiguar" descargas feitas "há pelo menos um mês" no rio Douro por uma embarcação turística, revelou hoje o Capitão Cruz Martins, adiantando que pode ser instaurado um processo de contraordenação.

Atualizado 29-12-2019 12:40

"Estivemos a analisar a publicação e chegámos à conclusão de que as imagens têm pelo menos um mês", afirmou o responsável em declarações à Lusa, a propósito de um vídeo publicado hoje na rede social Facebook que mostrava uma embarcação turística a fazer descargas no rio Douro.

Segundo Cruz Martins, a Polícia Marítima do Douro, que já sabe a que empresa pertence a embarcação, vai "tomar conta da ocorrência" e averiguar as imagens.

"A Polícia Marítima vai proceder a um processo de averiguações. Desse processo, muito provavelmente, atendendo às imagens, será instaurado um processo de contraordenação com base no edital da Capitania do Douro que proíbe as descargas para o rio", avançou o responsável, acrescentando que o valor da coima poderá ascender aos 30 mil euros.

À Lusa, Cruz Martins adiantou que este ano a Capitania do Douro instaurou "pelo menos oito" processos de contraordenação, alguns dos quais referentes a descargas ilegais no rio Douro e outros a embarcações "encostadas às margens na zona de Entre-os-Rios".

"Nesta questão de processos ambientais, relativamente ao rio Douro tenho duas preocupações fundamentais. A primeira é a segurança das pessoas e a segunda são as questões ambientais e nesta linha de ação, relativamente às questões ambientais, temos efetivamente levantado uma série de autos relativamente a descargas e aos navios que estão encostados às margens", referiu.

Cruz Martins salientou ainda a necessidade de a população "denunciar este tipo de ocorrências" à Polícia Marítima, de modo a precaver que "as situações sejam resolvidas de imediato".

+ notícias: Norte

Reveladas as primeiras confirmações para o Festival Authentica em Braga

A cantora brasileira Luísa Sonza, o português Nininho Vaz Maia e o irlandês Cian Ducrot estão entre as primeiras confirmações para a terceira edição do Festival Authentica, marcado para 6 e 7 de dezembro em Braga.

Marco de Canaveses evita indemnização de 71 milhões de euros após acordo com concessionária de água

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses aprovou um acordo com a concessionária de água e saneamento, evitando uma indemnização de 71 milhões de euros que teria de ser paga por uma modificação unilateral do contrato.

Viana do Castelo. Despiste seguido de capotamento na A27 deixa jovem em estado grave

Um jovem de 23 anos ficou esta quarta-feira gravemente ferido na sequência do despiste, seguido de capotamento da viatura que conduzia, na A27, na União de Freguesias de Cardielos e Serreleis, Viana do Castelo.