Quantos burros há no mundo?

Quantos burros há no mundo?
| País
Porto Canal

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?

Estima-se que existão mais de 40 milhões de burros no mundo, sobretudo em países em desenvolvimento, onde ainda são ainda são símbolo de força de carga, de transporte de pessoas ou bens essenciais e motor de trabalho para a produção de alimentos. Até 2006, terão sido registados cerca de 41 milhões. 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

E em Portugal?

De acordo com a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), em 2002, ano em que foi realizado o primeiro censo para apurar o efetivo do Burro de Miranda, existiam 930 fêmeas e apenas 20 machos reprodutores, em Portugal, números que colocaram o animal na lista dos ameaçadas de extinção.

Contudo, a entidade faz um “balanço muito positivo” dos últimos anos em que verificaram “um aumento significativo de nascimentos”. De 2002 para 2017, registaram-se 110 nascimentos. A AEPGA justifica o crescimento com a mudança de atitude da comunidade, face ao animal que “é cada vez mais olhado com carinho e respeito”.

Em 2005 foi lançada uma Campanha de Apadrinhamento do Burro de Miranda, em prol da manutenção e valorização desta raça. A iniciativa criada pela AEPGA dispõe de diferentes apadrinhamentos, cujos valores rondam entre os 30 e os 50 euros, por ano. Só em 2023 foram apadrinhados mais de três mil animais.

Recorde-se que o Dia Internacional do Burro comemora-se como uma manifestação do reconhecimento ao animal que até aos dias de hoje ainda assume uma importância no quotidiano do Ser Humano, sobretudo nos países em desenvolvimento.

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.