Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre
![Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre](http://portocanal.sapo.pt/uploads/cache/noticia_00351081-580x326.png)
Porto Canal
Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.
De acordo com o investigador e astrofísico, José María Madiedo, o meteoro atravessou atmosfera “a uma velocidade de cerca de 161 mil quilómetros/hora e extinguiu-se a aproximadamente 54 km acima do oceano Atlântico”, não tendo atingido o solo.
Espectacular bola de fuego sobre #España y #Portugal convierte por un instante la noche en día. Fue producida por una roca procedente de un cometa. La roca entró en la atmósfera a 161 mil km/h https://t.co/ZG35MWhhpu @tiempobrasero @A3Noticias @EFEciencia @europapress @20m…
— Jose Maria Madiedo (@jmmadiedo) May 19, 2024
O especialista explica, numa publicação na rede social X, que “a rocha veio de um cometa”, tendo, por breves momentos, apresentando uma “luminosidade muito superior à da Lua cheia”.
A mesma fonte revela que as gravações mostram que “a rocha se partiu em vários fragmentos”, por isso “nenhum deles teria conseguido chegar ao solo”.
Ver esta publicação no Instagram