Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre
| País
Porto Canal

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

 

De acordo com o investigador e astrofísico, José María Madiedo, o meteoro atravessou atmosfera “a uma velocidade de cerca de 161 mil quilómetros/hora e extinguiu-se a aproximadamente 54 km acima do oceano Atlântico”, não tendo atingido o solo.

 O especialista explica, numa publicação na rede social X, que “a rocha veio de um cometa”, tendo, por breves momentos, apresentando uma “luminosidade muito superior à da Lua cheia”.

A mesma fonte revela que as gravações mostram que “a rocha se partiu em vários fragmentos”, por isso “nenhum deles teria conseguido chegar ao solo”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

PM vai apresentar “na próxima semana” PTRR a Seguro e conta com “todos os partidos”

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que deverá apresentar “na próxima semana” as linhas gerais do PTRR ao Presidente da República eleito, António José Seguro, e disse esperar contar com “todos os partidos” para o seu desenho e aprovação.

IL, Livre e PCP apontam insuficiências ao plano apresentado pelo Governo

IL, Livre e PCP apontaram insuficiências às linhas gerais do programa “Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência” (PTRR) apresentado esta sexta-feira pelo Governo para responder ao temporal, nomeadamente a repetição de planos já anunciados.