Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre
| País
Porto Canal

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

 

De acordo com o investigador e astrofísico, José María Madiedo, o meteoro atravessou atmosfera “a uma velocidade de cerca de 161 mil quilómetros/hora e extinguiu-se a aproximadamente 54 km acima do oceano Atlântico”, não tendo atingido o solo.

 O especialista explica, numa publicação na rede social X, que “a rocha veio de um cometa”, tendo, por breves momentos, apresentando uma “luminosidade muito superior à da Lua cheia”.

A mesma fonte revela que as gravações mostram que “a rocha se partiu em vários fragmentos”, por isso “nenhum deles teria conseguido chegar ao solo”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.