Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre
| País
Porto Canal

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

 

De acordo com o investigador e astrofísico, José María Madiedo, o meteoro atravessou atmosfera “a uma velocidade de cerca de 161 mil quilómetros/hora e extinguiu-se a aproximadamente 54 km acima do oceano Atlântico”, não tendo atingido o solo.

 O especialista explica, numa publicação na rede social X, que “a rocha veio de um cometa”, tendo, por breves momentos, apresentando uma “luminosidade muito superior à da Lua cheia”.

A mesma fonte revela que as gravações mostram que “a rocha se partiu em vários fragmentos”, por isso “nenhum deles teria conseguido chegar ao solo”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: País

Preço dos combustíveis. Gasóleo e gasolina voltam a subir na próxima semana

É a terceira semana consecutiva com a subida dos preços dos combustíveis. Depois de a meio do mês de junho terem subido pela primeira vez desde abril, o gasóleo e a gasolina vão voltar a subir na próxima semana, indica o Executive Digest que cita fonte do setor.

Final de mês recheado? Confira a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira.

Sindicatos apontam adesão “quase total” a greve na CP

A adesão à greve dos trabalhadores da CP foi “quase total”, segundo os sindicatos, enquanto a empresa diz que foram suprimidos mais de 75% dos comboios que estavam previstos até às 14h00. “De uma forma geral, a adesão é total ou quase total, o que tem como consequência que a atividade da CP, em todas as áreas, esteja, de facto, praticamente a zero ou muito reduzida”, indicou o secretário-geral da Fectrans, José Manuel Oliveira, em declarações à Lusa.