Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana
Porto Canal
Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?
Ver esta publicação no Instagram
Pouco antes da meia-noite desta sexta-feira, começaram a surgir relatos nas redes sociais sobre um clarão avistado em várias cidades portuguesas. Imagens partilhadas posteriormente comprovaram a passagem do que se assume para já ter sido um meteoro.
A Proteção Civil acabaria por acionar meios para a zona de Castro Daire, distrito de Viseu, para dar resposta a uma "possível queda de meteorito".
Fonte do Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões confirmou que "houve efetivamente um alerta de possível queda de meteorito, mas até ao momento não se confirmou". Cinco veículos auxiliados por 18 operacionais foram mobilizados para a zona de Pereira e da serra de Montemuro, em Castro Daire, "onde surgiram relatos".
Ver esta publicação no Instagram
Por sua vez, dia 11 de maio viu a noite ser “contemplada” com auroras boreais, fenómeno associado a uma tempestade solar de rara intensidade que afetou a Terra.
Entre as várias localidades onde surgiram registos fotográficos estão Chaves e Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, Bragança, Viseu, Seia e Celorico da Beira (Guarda), Condeixa (Coimbra) ou Portalegre.
O fenómeno raramente visível nos céus de Portugal deveu-se a uma tempestade solar de rara intensidade que começou a afetar a Terra.