Corpo do pescador português chega ao início da tarde a Leça da Palmeira

Corpo do pescador português chega ao início da tarde a Leça da Palmeira
| Norte
Porto Canal

O corpo do pescador português vítima do naufrágio de segunda-feira do navio pesqueiro Santa Ana, próximo do Cabo Peñas, nas Astúrias, Espanha, chega hoje ao início da tarde a Matosinhos, disse à agência Lusa fonte da autarquia local.

Segundo fonte da Câmara de Matosinhos, o corpo do mestre de leme Francisco Rodrigues, de 63 anos, saiu esta manhã de Espanha, sendo esperada a sua chegada à Igreja de Santa Catarina, em Leça da Palmeira, Matosinhos, pelas 14:00.

O naufrágio, que ocorreu na segunda-feira, próximo de Cabo Peñas, causou dois mortos, um português e um espanhol, enquanto outros seis tripulantes estão desaparecidos (um português, três espanhóis e dois indonésios). O capitão do navio, de nacionalidade espanhola, foi resgatado com vida e já teve alta hospitalar.

As autoridades espanholas admitem que os seis desaparecidos, entre os quais o português Vítor José Farinhas Braga, natural de Matosinhos, poderão estar no interior do navio, já que estariam a dormir no momento do acidente, que ocorreu às 05:30 locais (04:30 em Lisboa) de segunda-feira.

O naufrágio do navio pesqueiro português pode ter sido causado por um baixio, disse na segunda-feira à Lusa fonte da empresa armadora Pescas Balayo.

O presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar (APSHM) defendeu na terça-feira que devia "rapidamente" ser feito um inquérito ao naufrágio do navio pesqueiro português Santa Ana.

"Era muito importante, para que isto seja esclarecido e o mais rapidamente possível se saiba o que aconteceu, para que não haja dúvidas. Sei que leva o seu tempo, que é complicado, mas há outros barcos que passam ali", afirmou em declarações à Lusa José Festas, lembrando que a embarcação acidentada era associada da APSHM.

Para José Festas, "não se consegue perceber" o que esteve na origem do naufrágio, até porque "o barco entrava e saía muitas vezes por aquela zona".

José Festas revelou ainda que o mestre de leme Francisco Rodrigues, de Leça da Palmeira, "trabalhava em Espanha há muito tempo" e conhecia a zona "muito bem".

Equipas de mergulhadores do Salvamento Marítimo espanhol vão tentar durante a manhã de hoje realizar duas imersões para avaliar a situação da embarcação.

+ notícias: Norte

Carlinhos, a tartaruga devolvida ao mar em Gaia dois anos após resgate 

Uma tartaruga com mais de sete quilos foi devolvida ao mar, em Vila Nova de Gaia, após ter estado em recuperação durante dois anos, anunciou esta quinta-feira a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Avenida da República em Gaia vai ter duas ciclovias segregadas em toda a extensão

A Avenida da República, em Vila Nova de Gaia (distrito do Porto), vai ganhar uma ciclovia segregada em toda a sua extensão, que também acabará por terminar com o estacionamento abusivo, disse à Lusa o presidente da Câmara.

Mulher morre depois de ser resgatada ainda com vida do Rio Neiva

Uma mulher de 40 anos morreu esta quinta-feira depois de ser resgatada ainda com vida do Rio Neiva, em Viana do Castelo, escreve o Jornal de Notícias.