Buscas a navio português naufragado nas Astúrias retomadas hoje de manhã

| Norte
Porto Canal

As operações para chegar ao interior do navio pesqueiro português Santa Ana, que naufragou segunda-feira próximo de Cabo Peñas, nas Astúrias, vão ser retomadas a meio da manhã de hoje com o uso de uma equipa de mergulhadores.

Fonte do Salvamento Marítimo confirmou que a visibilidade na zona era ao início da manhá "muito má" devido ao nevoeiro e que uma equipa de mergulhadores deverá partir para o local, a partir da base do Centro de Salvamento Marítimo em Gijón cerca das 09:30 locais (08:30 em Lisboa).

"A equipa de mergulhadores estará preparada para chegar ao interior da embarcação. Mas ainda é cedo para dizer se o estado do mar ou as condições permitirão a imersão", disse à Lusa a fonte do Salvamento Marítimo.

"Só lá, no local, se poderá perceber se é ou não possível aceder ao navio", disse.

A mesma fonte explicou que as buscas serão apoiadas por meios idênticos aos utilizados na segunda-feira incluindo um helicóptero de Salvamento Marítimo e outro dos Bombeiros de Gijón que devido à fraca visibilidade ainda não levantaram.

Na segunda-feira várias equipas de mergulhadores, do Grupo Especial de Atividades Subaquáticas (GEAS) da Guarda Civil e do Salvamento Marítimo, estiveram na zona a tentar chegar ao interior do navio.

O estado do mar e a forte rebentação nas rochas impediu as várias tentativas e as buscas acabaram por ter que ser interrompidas.

O naufrágio causou dois mortos, um português e um espanhol, e estão seis tripulantes desaparecidos (um português, três espanhóis e dois indonésios), tendo sido resgatado com vida o capitão do navio, de nacionalidade espanhola.

As autoridades espanholas consideram que os desaparecidos poderão estar no interior do navio já que estariam a dormir no momento do acidente, que ocorreu às 05:30 locais (04:30 em Lisboa).

Armando Soares, representante em Portugal do armador do navio, Pescas Balayo, disse à agência Lusa que o naufrágio pode ter sido causado por um baixio.

Entretanto, o município galego de Muros - de onde eram oriundos dois dos tripulantes desaparecidos e o único sobrevivente, para já, da tragédia - decretou três dias de luto oficial.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.