Pescadores de Matosinhos e Leça no pesqueiro que se afundou nas Astúrias

Pescadores de Matosinhos e Leça no pesqueiro que se afundou nas Astúrias
| Norte
Porto Canal

Os dois pescadores portugueses a bordo do navio pesqueiro Santa Ana, que se afundou hoje de madrugada próximo de Cabo Peñas (Astúrias), são de Matosinhos e Leça, disse uma fonte da Associação Pro-Maior Segurança dos Homens do Mar.

"Um dos portugueses é de Leça e tinha cerca de 60 anos e o outro é de Matosinhos", disse à agência Lusa o mestre José Festas, da Associação Pro-Maior Segurança dos Homens do Mar (APSHM).

Em declarações à agência Lusa, o mestre José Festas disse que o navio estava registado no porto de Leixões e foi comprado por um armador espanhol da empresa Pescas Balayo.

"O navio esteve muitos anos parado em Leixões e depois foi recuperado pelo armador espanhol", disse.

Duas pessoas morreram e seis foram dadas como desaparecidas depois do naufrágio do navio pesqueiro português Santa Ana, próximo de Cabo Peñas (Astúrias), informou hoje o Salvamento Marítimo espanhol.

Em comunicado o Salvamento Marítimo, afirma que o seu navio Salvamar Rigel recuperou dois cadáveres, estando seis pessoas dadas como desaparecidas.

O mestre José Festas adiantou ainda à Lusa que está a acompanhar a situação e a tentar confirmar a nacionalidade dos dois corpos que foram recuperados pelas autoridades marítimas.

O pesqueiro, de bandeira portuguesa afundou-se hoje a cerca de meia milha de Cabo Peñas, zona onde continuavam hoje de manhã as operações de busca envolvendo meios marítimos e aéreos.

O Salvamento Marítimo informou que às 05:30 locais (04:30 em Lisboa) o pesqueiro Ciudad de Albufeira falou com o Centro de Coordenação de Salvamento em Gijón, alertando para o possível naufrágio do Santa Ana, com o qual deixou de conseguir contactar.

A tripulação do Santa Ana era formada por nove tripulantes, dois dos quais portugueses, cinco espanhóis e dois indonésios.

Fonte do Salvamento Marítimo disse à Lusa que um tripulante, de nacionalidade espanhola, foi resgatado com vida por um outro navio pesqueiro.

+ notícias: Norte

Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira

Está em curso a segunda fase da construção de quatro novos percursos pedestres na área de Parrinho-Mourisca, utilizando uma combinação de madeira e areão agregado com resinas. A empreitada amplia os três passadiços já existentes, previamente criados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira na mesma região da cidade. O investimento ronda os 250 mil euros.

Requalificação do Percurso Pedonal entre Praça Flávio Sá Leite e Parque Desportivo da Rodovia concluída

O executivo do Município de Braga visitou a obra de requalificação do percurso pedonal entre a Praça Flávio Sá Leite e o Parque Desportivo da Rodovia, que já se encontra finalizada.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.