Acesso ao interior do navio pesqueiro Santa Ana pode demorar ainda vários dias

Acesso ao interior do navio pesqueiro Santa Ana pode demorar ainda vários dias
| Norte
Porto Canal

A operação de alcançar o interior do pesqueiro português Santa Ana, naufragado na segunda-feira nas Astúrias, poderá demorar ainda vários dias dada a situação do mar, os destroços em torno ao navio e a instabilidade da embarcação.

Fonte do Salvamento Marítimo espanhol disse á Lusa que essa situação "muito arriscada" foi hoje novamente comprovada pelos mergulhadores que realizaram, cerca das 11:30 locais (10:30 em Lisboa), uma imersão de cerca de 40 minutos.

"Comprovaram que está uma situação semelhante à de ontem. Pouca visibilidade, uma operação muito arriscada e que não permite chegar ao navio. Há muitas correntes, o barco movimenta-se muito, há destroços e redes", explicou a fonte.

Segundo esta fonte, o objetivo das imersões - incluindo da que se realizará, previsivelmente, hoje á tarde - é "inspecionar o fundo do navio, para decidir como se dá estabilidade" à embarcação.

"Tem que se fazer essa avaliação, depois tem que se limpar a zona de redes. Isso não se pode fazer hoje. E penso que ainda se vai demorar alguns dias", considerou, referindo, por exemplo, que os mergulhadores deverão realizar um plano topográfico da zona.

"Seguramente a situação vai-se prolongar além desta semana. É uma situação bastante complexa, com perigo extremo para os mergulhadores", disse.

As imersões de hoje estão a ser realizadas por uma equipa de seis mergulhadores do Salvamento Marítimo a que se deverá unir, na quinta-feira, uma equipa de 15 elementos do Grupo de Especialistas em Atividades Subaquáticas (GEAS) da Guarda Civil.

Os especialistas são das unidades da GEAS de Madrid, Valladolid, Cartagena, Huesca e Gijón, segundo informou a Guarda Civil em comunicado.

Entre os especialistas estão membros da Equipa de Mergulho Técnico Avançado a Grande Profundidade, que participou recentemente na recuperação, a 87 metros de profundidade, dos tripulantes de um ultraleve que desapareceu no final de 2013.

Criado em 2010, este grupo altamente especializado é formado por especialistas de várias zonas de Espanha com capacidade para descer até 100 metros de profundidade.

Para isso utilizam garrafas com uma mistura de três gases (oxigénio, nitrogénio e hélio), que lhes permite estar 15 minutos nas zonas mais profundas. Contam ainda com uma câmara hiperbárica móvel e um robot de exploração.

O naufrágio, que aconteceu na segunda-feira, próximo de Cabo Peñas, causou dois mortos, um português e um espanhol, enquanto outros seis tripulantes estão desaparecidos (um português, três espanhóis e dois indonésios). O capitão do navio, de nacionalidade espanhola, foi resgatado com vida e já teve alta hospitalar.

As autoridades espanholas consideram que os seis desaparecidos, entre os quais o português Vítor José Farinhas Braga, poderão estar no interior do navio, já que estariam a dormir no momento do acidente, que ocorreu às 05:30 locais (04:30 em Lisboa) de segunda-feira.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.