Mergulhadores vão tentar hoje duas imersões para avaliar pesqueiro nas Astúrias

| Norte
Porto Canal / Agências

Avilés, Espanha, 12 mar (Lusa) - Equipas de mergulhadores do Salvamento Marítimo espanhol tentarão durante a manhã de hoje realizar duas imersões para avaliar a situação do navio pesqueiro Santa Ana que naufragou na segunda-feira nas Astúrias.

Fonte do Salvamento Marítimo confirmou à Lusa que a embarcação Salvamar Capella encontra-se na zona e que seis mergulhadores deverão partir em breve, de Gijón, a bordo da embarcação Concepcion Arenal.

"Os mergulhadores vão tentar hoje duas imersões. Uma agora ao início da manhã e outra ao final da manhã" explicou a fonte ouvida.

"O objetivo é chegar o mais próximo possível do navio para avaliar a situação do mesmo e determinar que ações tomar. A situação é muito complicada porque há redes, correntes e outro material do navio", disse.

Outras opções, incluindo o eventual reboque do navio, "serão estudadas" mas, explicou a fonte, só depois de os mergulhadores confirmarem o estado da embarcação.

A situação no mar melhorou ligeiramente "com ondas menores", mas a zona onde o navio se encontra é de forte rebentação o que dificulta o trabalho dos mergulhadores.

Na terça-feira os mergulhadores do Salvamento Marítimo espanhol ficaram a apenas quatro metros do pesqueiro português, mas foram impedidos de avançar mais pela falta de visibilidade.

Segundo fonte do Salvamento Marítimo espanhol, o acesso ao interior da embarcação, que está "praticamente na vertical", com parte da proa visível fora de água, pode ainda demorar alguns dias.

O naufrágio, que aconteceu na segunda-feira, próximo de Cabo Peñas, causou dois mortos, um português e um espanhol, enquanto outros seis tripulantes estão desaparecidos (um português, três espanhóis e dois indonésios). O capitão do navio, de nacionalidade espanhola, foi resgatado com vida e já teve alta hospitalar.

As autoridades espanholas consideram que os seis desaparecidos, entre os quais o português Vítor José Farinhas Braga, poderão estar no interior do navio, já que estariam a dormir no momento do acidente, que ocorreu às 05:30 locais (04:30 em Lisboa) de segunda-feira.

Fonte consular disse à agência Lusa que se estão a ultimar os preparativos para a trasladação do corpo do pescador português Francisco Gomes Fragateiro para Leça de Palmeira.

Armando Soares, representante em Portugal do armador do navio, Pescas Balayo, disse à Lusa que o naufrágio pode ter sido causado por um baixio.

Na terça-feira, o presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar defendeu a realização de um inquérito ao naufrágio do navio pesqueiro português.

ASP // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.