Cabo para estabilizar pesqueiro afundado nas Astúrias partiu-se devido a mau estado do mar

| Norte
Porto Canal / Agências

Avilés, Espanha, 13 mar (Lusa) -- Mergulhadores espanhóis conseguiram hoje ligar um cabo de arrasto à proa do navio português naufragado nas Astúrias (Espanha), mas que rebentou pouco tempo depois devido ao mau estado do mar.

Fonte do Salvamento Marítimo espanhol disse à agência Lusa que a operação decorreu nas primeiras imersões realizadas hoje pelas equipas de mergulhadores desta entidade e da guarda civil espanhola.

A mesma fonte explicou que hoje à tarde, os mergulhadores tentarão realizar uma operação idêntica, mas neste caso usando uma corrente, em vez de um cabo.

A embarcação continua numa situação instável e o uso da corrente é essencial para permitir suficiente estabilidade para que os mergulhadores possam depois ou arrastar o navio ou aceder ao seu interior, acrescentou a fonte.

O naufrágio do pesqueiro Santa Ana, que ocorreu próximo de Cabo Peñas, causou dois mortos, um português e um espanhol, enquanto outros seis tripulantes estão desaparecidos (um português, três espanhóis e dois indonésios).

O capitão do navio, de nacionalidade espanhola, foi resgatado com vida e já teve alta hospitalar.

As autoridades espanholas admitem que os seis desaparecidos, entre os quais o português Vítor José Farinhas Braga, poderão estar no interior do navio, já que estariam a dormir no momento do acidente, que ocorreu às 05:30 locais (04:30 em Lisboa) de segunda-feira.

ASP // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Tribunal de Guimarães condena ex-autarca de Vizela Dinis Costa

O Tribunal de Guimarães condenou esta segunda-feira o ex-presidente da Câmara de Vizela Dinis Costa à pena suspensa de quatro anos e cinco meses por usar o cartão de crédito do município em proveito próprio, em refeições e alojamentos.

Despiste de carro em Ponte de Lima deixa vítima encarcerada

Uma vítima sofreu ferimentos e encontra-se encarcerada, na sequência de um despiste seguido de capotamento, que ocorreu ao início da tarde desta segunda-feira na fregusian de Friastelas, em Ponte de Lima, confirmou apurou o Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.