Sri Lanka/Ataques: Bomba artesanal desativada perto do aeroporto de Colombo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Colombo, 22 abr 2019 (Lusa) -- Uma bomba artesanal foi descoberta e desativada perto do principal aeroporto de Colombo, capital do Sri Lanka, informou hoje a polícia local.

Uma fonte policial disse à agência de notícias France-Presse que uma bomba artesanal foi encontrada no final do domingo numa estrada que liga o terminal principal do aeroporto, que permanece aberto sob fortes medidas de segurança, após os ataques de donmingo terem cusado pelo menos 207 mortos, incluindo um cidadão português.

As oito explosões provocaram ainda 450 feridos.

As autoridades do Sri Lanka detiveram no domingo mais cinco pessoas por suspeita de envolvimento na vaga de atentados, aumentando para 13 o número de detidos.

A capital do país, Colombo, foi alvo de pelo menos cinco explosões: em quatro hotéis de luxo e uma igreja.

Duas outras igrejas foram também alvo de explosões, uma em Negombo, a norte da capital e onde há uma forte presença católica, e outra no leste do país.

A oitava e última explosão teve lugar num complexo de vivendas na zona de Dermatagoda.

As primeiras seis explosões ocorreram "quase em simultâneo", pelas 08:45 (03:15 em Portugal), de acordo com fontes policiais citadas por agências internacionais.

As primeiras investigações apontam para bombistas suicidas na origem de, pelo menos, seis das explosões.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Ministério dos Negócios Estrangeiros já lamentaram os ataques e manifestaram pesar pela morte do cidadão português.

JMC (JRS/RCR/SIM) // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.