Ucrânia: Presidente ucraniano recusa cancelar assalto policial e quer fim da manifestação

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kiev, 19 fev (Lusa) -- O Presidente ucraniano, Viktor Ianukovich, disse à oposição que não irá cancelar um assalto policial sangrento sobre a Praça da Independência, o principal ponto de concentração da manifestação antigoverno, anunciou hoje o líder da oposição Vitali Klitschko.

"Ianukovich disse que apenas existe uma opção: evacuar a Praça Maidan [Praça da Independência] e toda a gente tem de ir para casa", disse Klitshcko à televisão independente Hromadske, após um encontro com Ianukovich.

A violência dos confrontos entre ativistas antigoverno e a polícia na capital ucraniana, Kiev, aumentou na terça-feira, registando-se a morte de seis polícias, "por ferimentos de bala", segundo o ministro do Interior ucraniano.

O governante acrescentou que 159 polícias ficaram feridos, 35 dos quais em estado grave.

As autoridades referem a morte de cinco civis, mas um balanço anterior da polícia apontava para sete mortos.

Segundo a oposição, há pelo menos 150 manifestantes feridos, dos quais 30 com gravidade.

O Governo ucraniano fez na terça-feira à tarde um ultimato aos manifestantes da oposição para desmobilizarem das ruas da capital, a que se seguiram assaltos da polícia de choque sobre a Praça da Independência, onde, segundo vários relatos, se concentravam mais de 20 mil pessoas.

Pelo país, ativistas têm também tomado de assalto sedes dos governos regionais e das polícias locais.

JH // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.