Operação "Peão Seguro" deteta 1.200 infrações em todo o país

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 fev (Lusa) -- A Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou na quarta-feira 1.200 infrações, 431 das quais por excesso de velocidade e 343 por estacionamento indevido, no âmbito da operação de trânsito e segurança rodoviária "Peão em Segurança".

Em comunicado, a GNR adianta que fiscalizou na quarta-feira diversos peões e 3.487 condutores, tendo detetado, em 24 horas, 1.200 infrações em estradas nacionais, municipais e arruamentos no interior de localidades de todo o país.

Das 1.200 infrações detetadas, 431 deveram-se a excessos de velocidade, 343 por estacionamento indevido nos passeios e em outros locais destinados ao trânsito de peões, obrigando-os a circular pela via, e 104 por estacionamento a menos de cinco metros ou em passagem assinalada para travessia de peões.

A GNR detetou também 53 infrações por utilização indevida do telemóvel durante a condução, 23 condutores com excesso de álcool, dos quais seis foram detidos por possuírem uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l.

Na nota, a GNR destaca ainda 17 infrações por desrespeito à sinalização luminosa, a deteção de 15 peões a fazerem o atravessamento incorreto na faixa de rodagem e sete automobilistas por não moderação da velocidade na aproximação às passadeiras.

Na Operação "Peão em Segurança", a GNR realizou "ações de fiscalização e sensibilização, com o objetivo de contribuir para a melhoria das condições de segurança e mobilidade dos peões, incutir comportamentos mais seguros por parte de todos os utentes e prevenir a ocorrência de acidentes de viação por atropelamento".

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.

José Castelo Branco sai em liberdade mas não pode ver nem contactar Betty Grafstein

Depois de ter sido detido, esta terça-feira, por suspeitas de violência doméstia contra Betty Grafstein, José Castelo Branco sai em liberdade.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".