Diretor da Escola Alexandre Herculano do Porto lamenta concurso sem concorrentes

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 03 jan (Lusa) -- O diretor da Escola Secundária Alexandre Herculano do Porto, Manuel Lima, "lamenta", "estranha" e diz-se "muito preocupado" por não haver nenhum concorrente ao concurso público para as obras daquela escola centenária que necessita ser requalificada.

"Lamento e é estranho que não haja concorrentes para realizar a obra que é uma necessidade premente e urgente e porque vai adiar mais uma vez um processo", declarou à Lusa Manuel Lima, após tomar conhecimento que o concurso público lançado pela Câmara do Porto para reabilitar a Escola Secundária Alexandre Herculano não teve concorrentes.

"O presidente da Câmara do Porto comunicou hoje ao ministro da Educação o resultado do concurso, devolvendo o assunto ao Governo para que este possa tomar as competentes decisões sobre a manutenção e reabilitação da sua escola. Foi igualmente comunicado que a Câmara se encontra disponível para fazer parte de uma nova solução, desde que não onere mais o orçamento do que previsto no protocolo assinado [menos de um milhão de euros]", escreve hoje a autarquia, em comunicado.

O diretor daquela escola secundária do Porto assume "muita preocupação" pelo atraso que pode vir a ter a obra que ficou sem concorrentes e "pelo impacto que vai ter junto da comunidade escolar".

"Para nós o impacto que tem é que se vai verificar um adiamento preocupante e começa a ser muito cansativo", assume Manuel Lima, recordando que s Alexandre Herculano é uma escola dos anos 30 do século passado com "114 anos de existência".

Manuel Lima considerou que o facto de não haver concorrentes se relaciona com uma questão económica.

"Se antigamente havia alguma dúvida, agora há uma concertação de vontades entre a Câmara Municipal do Porto e o Ministério da Educação. A questão económica ou o orçamento que a Câmara apresenta não será suficiente".

O júri do concurso concluiu, segundo o comunicado da autarquia, que "apesar de ter havido 14 empresas interessadas na obra, nenhuma apresentou propostas válidas e quase todas declararam que o preço base de sete milhões de euros era insuficiente para a realização dos trabalhos".

CCM // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro sob aviso amarelo domingo e segunda-feira devido à agitação marítima

Oito distritos do continente vão estar no domingo e na segunda-feira sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, informou esta sexta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Hospital de Gaia investe 2,4 milhões de euros e aumenta resposta em Radiologia e Neurorradiologia

O serviço de imagiologia da Unidade Local de Saúde de Gaia e Espinho (ULSGE) dispõe, a partir desta sexta-feira, de um novo equipamento de ressonância magnética, que possibilitará a realização de estudos avançados de Radiologia e Neurorradiologia.

GNR resgata falcões, corujas e águias protegidas em Matosinhos e Gaia

O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), da GNR, recolheu 14 aves de espécies protegidas e constituiu arguidos dois homens e uma mulher, por alegados crimes de dano contra a natureza, em Matosinhos e em Gaia.