Diretor da Escola Alexandre Herculano do Porto lamenta concurso sem concorrentes

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 03 jan (Lusa) -- O diretor da Escola Secundária Alexandre Herculano do Porto, Manuel Lima, "lamenta", "estranha" e diz-se "muito preocupado" por não haver nenhum concorrente ao concurso público para as obras daquela escola centenária que necessita ser requalificada.

"Lamento e é estranho que não haja concorrentes para realizar a obra que é uma necessidade premente e urgente e porque vai adiar mais uma vez um processo", declarou à Lusa Manuel Lima, após tomar conhecimento que o concurso público lançado pela Câmara do Porto para reabilitar a Escola Secundária Alexandre Herculano não teve concorrentes.

"O presidente da Câmara do Porto comunicou hoje ao ministro da Educação o resultado do concurso, devolvendo o assunto ao Governo para que este possa tomar as competentes decisões sobre a manutenção e reabilitação da sua escola. Foi igualmente comunicado que a Câmara se encontra disponível para fazer parte de uma nova solução, desde que não onere mais o orçamento do que previsto no protocolo assinado [menos de um milhão de euros]", escreve hoje a autarquia, em comunicado.

O diretor daquela escola secundária do Porto assume "muita preocupação" pelo atraso que pode vir a ter a obra que ficou sem concorrentes e "pelo impacto que vai ter junto da comunidade escolar".

"Para nós o impacto que tem é que se vai verificar um adiamento preocupante e começa a ser muito cansativo", assume Manuel Lima, recordando que s Alexandre Herculano é uma escola dos anos 30 do século passado com "114 anos de existência".

Manuel Lima considerou que o facto de não haver concorrentes se relaciona com uma questão económica.

"Se antigamente havia alguma dúvida, agora há uma concertação de vontades entre a Câmara Municipal do Porto e o Ministério da Educação. A questão económica ou o orçamento que a Câmara apresenta não será suficiente".

O júri do concurso concluiu, segundo o comunicado da autarquia, que "apesar de ter havido 14 empresas interessadas na obra, nenhuma apresentou propostas válidas e quase todas declararam que o preço base de sete milhões de euros era insuficiente para a realização dos trabalhos".

CCM // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.