Derrocada de falésia sinalizada desde agosto, no Bom Sucesso, em Óbidos

| País
Porto Canal com Lusa

Óbidos, Leiria, 10 dez (Lusa) -- Uma falésia no Bom Sucesso, no concelho de Óbidos, que estava a ser monitorizada desde agosto devido ao risco de derrocada, ruiu hoje sem causar vítimas, divulgou o Serviço Municipal de Proteção Civil.

A derrocada da falésia, conhecida como "Rocha do Gronho", aconteceu "pouco depois das 10:00", numa zona "que já se encontrava interditada e cuja sinalização foi reforçada na sexta-feira devido ao aumento do perigo", disse à agência Lusa Carlos Silva, comandante municipal do Serviço de Proteção Civil de Óbidos.

A rocha, cujo perigo de derrocada "tinha sido identificado antes do verão", estava a ser monitorizada "desde agosto", altura em que foi colocada "sinalização de alerta para o perigo de queda de sedimentos".

Depois de, "nos últimos dias, se ter verificado que o perigo de derrocada estava a aumentar", os serviços efetuaram, na sexta-feira, uma verificação aérea, "com recurso a drone", que permitiu "contactar a existência de uma fissura bastante larga".

A sinalização de interdição daquela área de praia "foi reforçada no sábado" e a zona "vedada com fita, apesar da dificuldade causada pela proximidade do mar", tendo, segundo Carlos Silva, ficado agendada para as 10:00 de hoje "nova verificação no local, com técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Capitania do Porto de Peniche".

Uma reunião "efetuada antes da ida ao local acabou por atrasar a chegada dos técnicos cerca de uma hora, evitando que estivessem precisamente no local aquando da derrocada", afirmou Carlos Silva.

A sinalética no local deverá "ainda ser reforçada nos próximos dias", já que "o perigo de queda de rochas mantém-se" alertou o responsável pela proteção civil de Óbidos.

A Lusa tentou, sem sucesso, contactar a APA.

DYA // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.

José Castelo Branco sai em liberdade mas não pode ver nem contactar Betty Grafstein

Depois de ter sido detido, esta terça-feira, por suspeitas de violência doméstia contra Betty Grafstein, José Castelo Branco sai em liberdade.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".